4 cortes de cabelo pra quem está ficando careca

Não é fácil ficar careca. Uma rápida pesquisa no Google e você logo encontra artigos e mais artigos enumerando a calvície como o medo número 2 dos homens, perdendo apenas para o aparecimento dos famigerados cabelos brancos. Infelizmente, a cura parece estar longe, mas a boa notícia é que hoje, em grande parte dos casos, já é possível prever a calvície através do mapa genético, quando o diagnóstico é realizado no início do processo, graças a Tricologia, ciência que trata a saúde dos fios. Em qualquer dos estágios, a perda de cabelos pode ser tão dolorosa quanto a da auto-estima, mas há quem consiga dar uma lição de como enfrentar o problema de frente, com confiança e estilo. Pensando nisso, separamos 4 cortes de cabelo pra quem está ficando careca e alguns truques para transformar a calvície numa assinatura de estilo.

Leia também:

CONHEÇA A TRICOLOGIA, CIÊNCIA QUE TRATA A SAÚDE DOS FIOS E A CALVÍCIE

7 DICAS ESSENCIAIS PARA QUEM ESTÁ FICANDO CARECA

PRIMEIROS PASSOS

Se você já começa a enfrentar claramente a perda de cabelo, há 7 passos que podem ser incorporadas desde já a sua rotina diária:

1. Comece a diminuir as laterais do seu cabelo. O ideal é manter mais ou menos 5 cm no topo e 2,5 nas laterais. Assim, você consegue criar a ilusão de que tem mais cabelos na parte superior da cabeça;

2. Aprenda a usar o secador. Ele levanta os fios e te dá a possibilidade de arrumar o cabelo com muito mais facilidade do que a secagem ao natural;

3. Escolha um produto fosco para dar acabamento no seu penteado. Isso ajuda muito a disfarçar as áreas em que o cabelo está mais ralo. Você pode optar por gel líquido de fixação suave e aplicá-lo no cabelo úmido ou pomada seca. A gente indica essa pomada aqui:

Essa é uma das melhores pomadas para cabelo. Tem efeito seco e custa R$ 90, em média.

Essa é uma das melhores pomadas para cabelo. Tem efeito seco e custa R$ 90, em média.

4. Jamais use pente de dentes finos, que deixa os fios unidos e destaca ainda mais os vãos na cabeça;

5. Ao repartir o cabelo de lado, trace uma linha imaginária que sai do ponto mais alto da sua sobrancelha;

6. Não deixe o penteado muito certinho. Depois de dividir ou pentear, ajeite delicadamente o cabelo com os dedos, para dar uma leve desorganizada e deixar os fios mais separados. Isso faz toda a diferença no visual de quem tem entradas;

7. Invista em uma visita a um bom cabeleireiro. Ele será capaz de lhe proporcionar um bom corte, que atenda suas necessidades.

OS CORTES

1. Para o cabelo que começou a rarear na parte superior

Investir em um corte em camadas na frente pode ajudar e muito a disfarçar as áreas com menos fios, principalmente se você deixar a franja “desgrenhada”, despenteada mesmo. Fios mais longos e modelados no topo da cabeça e o corte em camadas é um dos recursos que o ator Bruno Gagliasso vem utilizando para “mascarar” a calvície que começa a dar os primeiros sinais.

cortes-ficando-careca-2

O truque é misturar o cabelo em camadas irregulares, de forma a esconder as falhas. É o penteado favorito de gente como Jude Law, Matt Damon, Peter Sarsgaard e Casey Affleck (na foto abaixo, em sentido horário).

LEIA TAMBÉM:  11 dicas para assumir a calvície com muito estilo

cortes-ficando-careca-1

Como já falamos acima, aplicar um produto capaz de encorpar os fios, para que eles pareçam mais grossos, ocupem espaço e deixem menos couro cabeludo à mostra é um ótimo recurso.

2. Para cabelos mais ralos e com entradas

No momento em que a queda de cabelo exige um corte mais curto, você pode considerar um estilo militar, que atende bem a essa demanda, diminuindo o contraste entre as áreas com mais e menos fios. O objetivo principal aqui é criar a ilusão de que a quantidade de fios na parte superior da cabeça é maior, e para isso, desbastar ao máximo as laterais é o ideal.

cortes-ficando-careca-3

O comprimento deve ficar entre dois e três centímetros, no máximo, para manter o formato da cabeça e dar um pouco de volume na parte da frente, onde os fios estão mais finos. Isso garante que o cabelo ocupe uma região maior do couro cabeludo e consiga cobrir os vãos deixados pelas entradas. A finalização pode ser feita com mousse suave, gel líquido ou leave-in, aplicados em pequena quantidade, amassando as pontas com as mãos em direção à raiz ou puxando-as para cima, para frente e para os lados, sem tocar o couro cabeludo. Deixe secar ao natural e, se quiser, dê uma soltada de leve passando os dedos entre os fios, para não bagunçar nem armar demais.

Se o seu cabelo for crespo….

Nesse caso, o ideal é que os fios não fiquem longos para evitar volume excessivo. Para conseguir o mesmo efeito de camuflagem dos espaços vazios do couro cabeludo, puxe de leve para frente, com os dedos e com o auxílio de um leave-in.

3. Quando a calvície chega

Antes de optar por raspar, procure deixar os fios o mais rente possível da cabeça, de modo a criar uma “sombra” no couro cabeludo, o chamado “Buzz Cut”. Um outro bom truque é deixar a barba no mesmo comprimento, para diminuir o contraste entre as áreas com mais e menos fios. Jason Stratham é um cara que utiliza muito bem esse recurso.

cortes-ficando-careca-4

4. Raspar ou não raspar, eis a questão

Antes de raspar completamente, algumas considerações devem ser feitas. O tamanho e o formato de sua cabeça e do rosto desempenham um papel fundamental nessa decisão, por isso, essa pode não ser a melhor opção. Michael Jordan, Samuel L. Jackson e Bruce Willis ficaram muito bem com as cabeças raspadas, mas esse recurso não funciona assim tão bem para todos. De todo modo, se essa for a sua escolha, atente para o seguinte:

1. Toda mudança drástica causa impacto e aquele monte de perguntas das outras pessoas. Vá diminuindo bem aos poucos o comprimento do cabelo e por igual;

2. Invista numa marca pessoal, numa assinatura de estilo, como uma armação de óculos de grau com personalidade, mesmo que você não precise… é um modo de chamar atenção para o seu rosto e não para a cabeça;

cortes-ficando-careca-6

3. A barba é o acessório da vez. Se você tiver pelos suficientes, deixá-la crescer bastante e assumir esse contraste pode ser uma excelente solução.

cortes-ficando-careca-5

Até a próxima!

Marcia Rocha

Sou consultora especializada em moda masculina, produtora e apaixonada por tudo o que está relacionado ao guarda-roupas de homens.

131 Comments

  1. Oi Marcia boa noite. Sou o Carlos Lima. Costumo cortar sempre meu cabelo com bons profissionai, mas nunca sai como gosto. Sou cálvo na parte superior da cabeça e nas laterais muito cabelos. Gostaria de uma opinião tua , para eu por em prática no próximo corte. Desde já te agradesço. Abraços!

  2. Parabéns pela matéria. Já li em vários sites sobre calvice e cheguei a conclusão que é inevitável a queda. Que a maioria dos tratamentos além de serem caros não funciona 100%, e até broxa. Então quando chegar a minha vez de raspar o resto vou fazer Micropigmentação pelo menos pra não ficar com a careca lumiando kkk.

  3. Oi. Acredito que sua matéria será muito e muito requisitada por leitores pedindo seus conselhos, pois seu texto e análises são muito profissionais, transparecendo confiança e seriedade no tratamento do assunto, além de aparentar o seu apreço por estilo masculino e dedicação ao tema. Eita, vc ein… kkk. Parabéns!

  4. Marcia, parabéns pelo artigo! Muito bom de verdade.
    Será que eu poderia lhe enviar também 3 fotos do meu “resto de cabelo” pra você me dar umas dicas de corte?
    Grato!

  5. Marcia, boa tarde.
    Também estou preocupado com o cabelo como todo o resto do pessoal aqui.
    Tomei a liberdade de te enviar um e-mail, ok?
    Desde já obrigado.
    Abs.
    Fabio

  6. Bom dia Márcia,

    Somente hoje tive o prazer de ler seu artigo… E quero parabénizar pelo ótimo trabalho… E acredito que é um assunto que tem um público grande, mas ainda com pouca atenção pelos escritores… parabéns pela iniciativa.. gostaria de enviar uma foto como os colegas e pedir sua dica… Senão for pedir demais kkkk

    Obrigado e parabéns mais uma vez…

  7. Olá Márcia, tudo bem? Finalmente encontrei um artigo que estava procurando. Tenho 36 anos e sofro de calvice e cada dia que passa a tendência é cair mais os meus cabelos.Por favor se possível posso mandar umas fotos minhas para me ajudar como devo cortar meu cabelo de acordo com o formato do meu rosto e se a barba seria uma forma de melhorar no visual e se de repente um óculo mudaria tbm. Fico grato, obrigado.

  8. Olá Marcia,
    Excelente artigo….Imagino que vc já deve ter recebido centenas de e-mails, mas não custa pedir tamb´me: posso lhe mandar foto do meu cabelo para uma sugestao sua do melhor corte? Fui em vários barbeiros, alguns bem caros, porém acho que eles nunca acertam o meu estilo… Grato.

  9. Marcia, em primeiríssimo lugar, PARABÉNS. Informações muito boas. Contudo, se não for muito incomodo. Gostaria de sua ajuda, por isso lhe pergunto se posso lhe enviar umas fotos e ter sua opinião. Obrigado

  10. Olá Márcia
    Adorei a matéria muito útil tenho 18 anos e ja sofro com calvície gostaria de saber qual corte seria a melhor opção posso mandar um email?
    Bjs obrigado pela atenção

  11. Marcia ..queria lhe enviar uma foto para lhe receber alguma orientação de corte..qual o seu endereço de email?..desde já obrigado.

  12. Olá! Marcia, primeiro quero parabenizar você e este site é de grande ajuda para nós homens! Então tenho 38 anos e minha calvície esta bem aparente, com entradas e tudo mais rsrsrs… Preciso urgente de suas dicas para o formato do meu rosto… Eu já uso óculos e minha barba é muito falhada, posso enviar foto para eu saber o que fazer? Desde já agradeço sua atenção.

  13. O Marcia, boa noite,
    tenho pouco cabelo e estou com entrada ,ja pensei varias a vezs raspar meu cabelo m gostaria de uma opnião sua qual corte devo fazer e qual corte e roupa q devo usar neste revelion.

    obrigado pela atenção.

  14. Olá Márcia, tudo bem com você?
    Gostaria de parabenizá-la pela matéria e gostaria de escrever que estava procurando por uma matéria que fala da calvície faz um tempo e ela sanou bem minhas dúvidas – a princípio. Eu procurava por cortes de cabelo para pessoas com calvície crônica (pois sou barbeiro recém formado) e procuro por informações a respeito para meus clientes – algo similar ao exemplo do ator Jason Strathan.
    Gostaria de saber mais possibilidades de corte de cabelo para pessoas com esse nível de calvície. No caso da barba, quais desenhos combinam melhor. Se você puder dar essa força me mandando algo pro meu e-mail, agradeço desde já. Obrigado e até mais!

  15. Marcia antes de tudo quero te parabenizar, gostei muito desse trabalho na web voltado para o anseio masculino, só gostaria de te pedir uma ajuda de como eu deveria cortar meu cabelo. Te mandarei uma foto e desde já, te agradeço.

    • Como vai Márcia…tudo bem com você.Gostei demais da sua matéria e fiquei muito interessado se você poderia me passar uma dica, qual seria o corte de cabelo ideal para mim,sou um cara aberto para as coisas modernas,mais também, gosto do contemporâneo,posso passar um a foto minha se você não se incomodar.
      Obrigado.

  16. Poderia lhe enviar uma foto para você me indicar o melhor corte para o meu caso? Gostei da sua matéria, um bom trabalho!
    Como faço pra enviar? Por email?

  17. Márcia, Parabéns!
    O site é incrível e realmente não tem muitos por ai voltados só para beleza masculina, eu particularmente só achei esse, ótimas dicas !!! Antes eu não via a solução, agora estou é indeciso, he he ,
    Parabéns! E obrigado, xD

  18. Boa tarde Marcia! Preciso muito da sua ajuda, sempre fui vaidoso em relação a pentiados e tal, porém nos ultimos anos a calvice vem aumentando e fico naquele medo de raspar ou como aderir um novo estilo de penteado, se possivel poderia avaliar tbm meu caso? posso lhe enviar ft

  19. Olá, boa noite, tenho calvície hereditária, mais no meu caso são só as entradas, tenho 22 anos, e essas entradas já estão profundas, eu usa um corte q disfarçava bem a situação porém não está mais surtindo efeito, gostaria de saber se teria como vc avaliar meu caso, se tiver um email q eu possa mandar uma foto, e me dá algum conselho, pq tô cansado de usar boné rsrs, desde já obg

  20. Gostaria de saber se posso enviar fotos para análise e ver se consigo alguma ajuda no meu visual…

    Obrigado e parabéns!

  21. Oi Marcia!
    Adorei sua matéria.
    Gostaria de pedir sua ajuda, pois já fiz de tudo com cabelo e barba, mas não me sinto bem com nada, estou calvo e não consigo encontrar um corte de cabelo que combine comigo, estava lendo e se comentários e fiquei feliz por saber que tem pessoas como você para nós ajudar.

  22. Boa noite Marcia,
    Acabei de encontrar esse site e essa matéria. Já me acostumei com a ideia de ficar calvo, mas de vez em quando tenho vontade de ter cabelo novamente.
    Como faço pra te mandar uma foto minha e receber sua opinião sobre um corte que dê pra fazer na minha calva??
    Grato pela atenção!

    Willian

  23. Nossa, oportuno a mais não poder ti descobrir! Vc faz comentários pertinentes pra caramba! Gostaria de um empurrãozinho também, as entradas estão me dando trabalho …

  24. Boa Noite, Marcia gostei muito da sua matéria…Parabéns…gostaria de saber se posso te enviar uma foto, para você analisar o meu caso e me indicar o melhor corte ?

    Obrigado.

  25. Marcia parabéns pelo seu site!
    Não tenho o que dizer a não ser fazer das palavras do nosso amigo João Batista minha palavras.
    Gostaria de lhe enviar fotos também.

  26. Bom dia! Estou com alopecia e estou ficando careca na parte de trás da cabeca. Tem um buraco careca ali. Qual o corte mais indicado? Raspar as laterais e deixar a parte superior maior? Obrigado desde ja.

  27. Também estou sofrendo do mesmo mal. Faz mais de uma década que detectei os primeiros fios caírem, e acredito que só tenho cabelo hoje pela grande quantidade de fios que tinha. Meu cabelo tá na fase nicholas cage kkkkk Conheci a página e me interessei pelo assunto. Vou mandar fotos rsrsrs

  28. Boa tarde, obrigado por escrever uma matéria tão legal, Tenho 30 anos e meu cabelo caiu muito, as entradas estão enormes e o miolo está bem ralo, pensei em colocar algum tipo de implante, minha auto estima fica muito baixa por esse motivo, não sei o que fazer :/ você me indicaria oque para me ajudar?

    • Também estou sofrendo do mesmo mal. Faz mais de uma década que detectei os primeiros fios caírem, e acredito que só tenho cabelo hoje pela grande quantidade de fios que tinha. Meu cabelo tá na fase nicholas cage kkkkk Conheci a página e me interessei pelo assunto. Vou mandar fotos rsrsrs

  29. Oi Marcia, gostei muito da matéria. Estou perdendo cabelo na parte frontal da cabeça, gostaria de sugestões sobre como devo passar a usar meu cabelo. Tenho apenas 23 anos e já iniciei tratamento para atrasar a minha alopecia. Eu acho aceitável perder cabelo a partir dos 30 mas na minha idade não, né?

  30. Não sei qual tipo de corte usar! Tenho entradas bem fortes na parte frontal, às vezes meu cabelo disfarça porém é bem fácil as entradas “darem o ar da graça” , principalmente nos momentos que não devem rsrs . Help !

  31. Boa noite, tenho 23 anos, acho que isso é culpa do meu pai rsrs. Mas não estou satisfeito com a aparência do meu cabelo. Estou com uma testa muito aparente, e o cabelo esta ficando bem ralo no meio da cabeça. me de algumas dicas por favor.. rsrs

  32. Boa Noite Marcia, estou desanimado com minha calvice precoce, gostaria de algumas opiniões sobre o que devo fazer… Obrigado

    • Mande por favor três fotos, uma de perfil, uma de frente e outra do alto da cabeça e a gente conversa! Abs!

  33. Olá Márcia, eu tinha bastante cabelo e depois que a calvice chegou ando com a alto estima lá em baixo, tenho 36 anos, já tentei diversos ceres e nem um me agradou. Sem contar q muitos proficionais fazem aquele comentário maldoso; “Vai raspar tudo…” Ja me decepciono de cara O que vc me indicaria ? Tem alguma sugestão de bons proficionais ?

    Adorei sua página !

  34. Olá ,tudo bem .Essa foi umas das melhores matérias que encontrei até hoje sobre o assunto.Tenho 34 anos e minhas entradas estão bem avançadas mas tenho cabelo na frente ainda .Poderia me dar uma opinião ou dica e o agravante é que sempre tive e tenho cabelo comprido ,aí fico com mais medo de arriscar algo que me arrependa

    • Oi Everaldo! Mande por favor três fotos, uma de perfil, uma de frente e outra do alto da cabeça e a gente conversa! Abs!

  35. Infelizmente eu tenho o cabelo encaracolado e algumas cicatrizes na cabeça. Acho que raspar não fica bem. E os demais cortes são legais para cabelos lisos… O que faço???

    • Oi Robson! Mande por favor três fotos, uma de perfil, uma de frente e outra do alto da cabeça e a gente conversa! Abs!

  36. Boa tarde. Dicas muito boas.
    Gostaria de saber se há possibilidade de um contato para uma consultoria personalizada. Obrigado.

  37. Olá Marcia boa tarde?!!
    Tenho 27 anos e minhas entradas já estão bem avançadas eu raspei na zero e passei gilete gostei, mais minha esposa e meu filho estranharam bastante, gostaria de saber se tem alguns cortes baixos que combinem com a calvice

    • OI Jeferson! Mande por favor três fotos, uma de perfil, uma de frente e outra do alto da cabeça e a gente conversa! Abs!

  38. Queria dicas Marcia , tenho 28 anos e tenho essas entradinhas , tenho muito cabelo , mais o problema é essas entradinhas q me errita , me da dicas Marcia ???

  39. Olá, tenho entradas bem salientes. Gostaria de saber se pode me dar uma dica de corte. Como faço para lhe enviar uma foto?

  40. Olá. Gostei muito da sua matéria e me identifique com alguns cortes, mas não sei qual seria o ideal para mim. Você poderia me ajudar a descobrir meu corte ideal?

  41. Foi muito bom, eu ter lido e aprendido como disfarçar à calvície, eu simplesmente deixava os cabelos compridos e desalinhados, acertei no desalinhados, mas eu pecava nas laterais, deixando-as volumosas e um enorme chumaço formava-se atrás. Obrigado.

  42. Tenho 30 anos, calvo a 5. Quando cabelo começou a cair fiquei meio triste, mas felizmente foi temporário, hoje em dia acho ridículo quem tampa calvice, eu penteio para trás mesmo e foda-se kkk

  43. Gostei muito do site. Parabéns. Tenho 30 anos e faz uns 5 anos que minha calvice chegou de vez. Tenho entrada e minha calvice é no estilo Zidane..rs faz a coroa e os cabelos laterais crescem normalmente. Preciso cortar meu cabelo rápido, senão fica aquele contraste enorme; mostrando ainda mais minha calvice.. penso que o corte ideal seria igual do Jason Stratham. O que você acha? ele simplesmente passa a maquina? eu não entendi muito bem a dica da sombra.

  44. Ola, parabéns pelo site, sensacional, ja esta nos favoritos, só que ainda não consegui definir qual corte usar ou o que fazer com o meu cabelo, se raspo ou se continuo cortando e de qual modo, tenho 21 anos e meu cabelo em cima esta muuuuito ralo dixando minha testa bem aparente , se puder me ajudar eu agradeço muito, se eu puder lhe enviar uma foto. muito obrigado!

  45. Oi Marcia gostaria muito de uma ajuda sua pois tenho 38 anos e avia parado no tempo da moda sou bem cauvo ou quase careca e ainda uso oculos. Tens como me ajudar?

  46. Muito bom Srta! Ótimas dicas. 🙂

    Parabéns pelo site, ainda não o conhecia. Vou dar uma passeada por ele e descobrir o que mais ele tem de bom!! rs

  47. Marcia amei a Mister magazine acredito que nós homens precisamos cada vez mais de referências acertivas e direcionadas, preciso tirar dúvidas sobre o tipo de pomada para usar, tenho cabelo oleoso e entradas, desde já agradeço a atenção e aguardo retorno.

  48. Olá Marcia, gostei muito das dicas. Tenho 36 anos e há pelo menos 4 a calvície tem se mostrado cada vez mais uma realidade para mim. Gostaria de saber se você recomenda o estilo Buzz Cut para aquela calvície que compromete somente a parte “superior traseira” da cabeça (escalpe). Tenho bastante cabelo nas laterais, na região superior próximo à franja e na região próximo à nuca, mas o escalpe está completamente desmatado rs… Pensei em raspar zero, mas como tenho a testa grande acredito que não ficaria bom. Obrigado!

  49. eu sou negro, to ficando careca e ainda sou gordinho… buchechudinho kkkkk mas ja achei meu estilo … meio barbudo com a careca raspada ficou top ,disfarça minha careca e a barba esconde minhas buchechas kkkk sempre e no ZER0 a cabeça

  50. Ainda não sei como vou fazer, meus cabelos teimam em cair e minha testa parece aumentar…não tenho barba, não gosto de usar boné, talvez cortar conforme orientou, curtinho nas laterais, com a máquina 2 e deixar um pouco alto na parte superior… acredito que uma boa solução é aumentar a massa muscular…

  51. Olá tenho 16 anos e tenho tendência a ser calvo por parte da família, passei num dermatologista e ele me falou que estou em um estado muito avançado… Queria saber se seria bom raspar meu cabelo para não passar por mais constrangimento

  52. Olá, tenho 23 anos e sempre soube que este dia chegaria pois meu pai é calvo. Tentei adiar o máximo com uso de finasterida mas parei de tomar a algum tempo e agora sinto que meu cabelo está em bem menos quantidade. Queria algumas dicas, se consigo salvar o cabelo com algum corte por mais algum tempo ou então raspa-lo de uma vez é a melhor solução? Obrigado

      • Estou a me adaptando a maquina numero 1. Confesso que neste calor tenho gostado do corte, mas não sou fã da minha Barba, não tenho o menor talento para cuidar de uma e sempre gostei de raspar embora admita que o Jason Stratham foi meu grande ícone na tomada de decisão.

      • Qdo vc encontra um site assim, percebe que não está sozinho. As dúvidas e preocupações são iguais à maioria dos homens e aqui encontramos várias dicas para todos os gostos. E concordo com nosso amigo Nélio, são poucos os sites que se preocupam com beleza e estética masculinos, para mulheres são aos montes.
        Depois dizem que os os homens não sabem se cuidar, essa idéia é ultrapassada e machista.
        Eu optava por pintar o fazer luzes (eca), cansei dessa vida, melhor ser original e natural, encarar e ter personalidade.
        Parabéns pelo site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *