5 dicas para ficar elegante no trabalho, mesmo com o calor

O verão é uma época difícil quando o assunto é roupa para o trabalho. A maioria dos nossos estilos conhecidos, como o indefectível paletó com gravata, vem de lugares que não enfrentam as temperaturas altas dos trópicos. As combinações, então, dependem do grau de formalidade que a empresa exige. Em ambientes mais informais, é permitido usar camisa pólo de cores discretas e padrão liso, combinadas com calça chino ou de sarja. Já naqueles de formalidade mediana, dá para combinar um blazer sem forro com camisa de algodão e calça de alfaiataria. Depois de levar isso em consideração, vem a pergunta: o que um homem elegante deve vestir quando o termômetro começa a marcar 40 graus à sombra? Separamos 5 dicas para te ajudar a ficar elegante no trabalho, mesmo com o calor.  

roupa-para-trabalhar-no-calor-1

1. Opte por tecidos leves

Algodão

A maioria dos homens provavelmente investe no algodão na maior parte de seu guarda-roupa de verão. É leve, respirável e substancialmente mais barato do que a lã ou o linho. Uma excelente escolha, né? O problema é que seu desempenho pode variar muito, dependendo da construção. Menos arejado que a lã, para ser mais leve ele precisa ser mais flexível e mais fino, o que implica em certa transparência. Atenção para esse detalhe!

Popeline

Tem uma textura que forma uma espécie de minúsculos bolsões de ar, fazendo com que a roupa fique muito mais respirável e com secagem mais rápida. É uma escolha comum para camisas de verão e dá pra encontrar também calças feitas de popeline, que são muito confortáveis.

LEIA TAMBÉM: SAIBA ESCOLHER MELHOR O TECIDO DA SUA ROUPA SOCIAL

Linho

roupa-para-trabalhar-no-calor-3
O linho é uma das alegrias de moda masculina de verão. É leve, respira bem e tem textura única. Apesar de enrugar com facilidade (parte de seu charme), pode ser uma excelente escolha, sobretudo os de alta qualidade que tem enrugamento mínimo. Mas saiba que é uma matéria menos durável do que o algodão ou lã, e que pode exigir manutenção cuidadosa.

CALMA, VOU EXPLICAR!! Por incrível que pareça, a lã é uma matéria-prima natural de ótimo conforto térmico. Seus principais atributos são o bom isolamento térmico, a grande capacidade de absorção e a elasticidade, além de ser confortável e de não amassar. Escolha peças feitas de lã fria ou lã tropical. Você vai encontrá-las sob a classificação “Super”, seguida de uma numeração que pode ser 100, 120, 180. Quanto maior a numeração, mais leve e fino é o tecido, com um porém: isso o torna mais caro. Quem disse que seria fácil, né?

2. Previna-se

Se você transpira muito, além da escolha camisas por tecidos naturais, uma camiseta usada por baixo da camisa pode ajudar a absorver o suor com eficiência. Se a sua sudorese for muito grave (HIPERIDROSE), tenha uma segunda camisa guardada no porta-malas do carro para eventuais trocas.

3. Escolha com cuidado as cores

roupa-para-trabalhar-no-calor-2

O verão pede atenção especial às cores, padrões, texturas e acessórios. Cores claras refletem muito mais a luz solar do que os tons mais escuros, que retém mais luminosidade aumentam a temperatura do corpo. Para enfrentar o verão, prefira costumes cinza claro, azulados ou beges, combinados com camisas brancas.

roupa-para-trabalhar-no-calor-5

4. Opte por peças menos justas

A largura das roupas também é um fator a ser levado em consideração. Roupas mais justas (slim fit) tendem a esquentar mais, já que o espaço que a pele tem para “respirar” é menor. No verão, opte por peças soltas e confortáveis, mas sem exagero. Peças muito largas podem dar a impressão de desleixo.

5. Evite, a todo custo, as fibras Aartificiais

Fuja léguas dessa tentação barata. Poliéster, raión e os seus vários parentes são fibras de plástico semelhantes, tipicamente não-respiráveis, que retém o suor e o calor na roupa. E o pior: são propensas ao surgimento de odores do tipo “venceu no meio do dia”. Vai arriscar? Não, né?

Outras dicas

1. Blazer sem forro pode ser um grande aliado. Este tipo de peça tem o aspecto mais casual e cai bem para nosso clima tropical, mas fique atento ao código de vestimenta da sua empresa.

2. Cuidado com a tentação de usar bermuda com camiseta em ambientes informais. Na maioria das empresas é preciso usar, pelo menos, calça e camisa. Bermuda ainda não cabe no ambiente corporativo.

3. Se for optar por calça jeans, procure uma versão mais leve. O peso do jeans é indicado em Onças/jarda² (1 Oz/jd² = 33,91 g/m²). Os pesos comerciais mais comuns são 14,5 Oz/jd² (mais pesado), 12 Oz/jd² e 9 Oz/jd² (mais leve).

4. Quando possível, uma boa ideia é abrir mão da gravata, que esquenta bastante a região do pescoço. Além disso, pode ser bem charmoso se o seu ambiente de trabalho não for extremamente formal.

roupa-para-trabalhar-no-calor-4

5. Nunca use gravata com camisa de manga curta, mesmo achando que você jamais vai tirar o paletó em público.

Marcia Rocha

Sou consultora especializada em moda masculina, produtora e apaixonada por tudo o que está relacionado ao guarda-roupas de homens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *