7 dicas para comprar como um expert na liquidação

Janeiro é a época de ouro da liquidação. Com os descontos, aumentam também as chances de você sair da loja com um amontoado de peças de que nunca precisou e que, naturalmente, farão uma pilha a ser descartada no fim do ano. Para evitar que isso aconteça, preparamos um guia com “7 dicas para você comprar como um expert na liquidação”.

1. Fique atento

Liquidação é a chance que as marcas têm de recuperar parte do investimento que fizeram em itens que, infelizmente, não venderam como esperado. Senso assim, as melhores peças têm uma chance enorme de serem vendidas mais rápido do que você espera. Programe-se e chegue, de preferência, nos primeiros dias de saldo. E lembre-se: essas peças não serão repostas, então, não deixe para comprar depois aquela jaqueta que você adorou, porque ela pode não estar mais na arara…

2. Tenha em mente aquilo de que você precisa

Sair as compras sem um objetivo definido acaba fazendo com que você volte para casa com uma montanha de peças que, provavelmente, nunca vai usar. Dar uma boa e criteriosa olhada no guarda-roupas antes de sair de casa é a chave para compras acertadas. Invista em peças que transcendem as tendências passageiras e aproveite para arrematar itens mais atemporais, como um bom blazer sem estampas, um jeans incrível, um sapato de excelente qualidade… Essa é também uma ótima época para comprar um terno ou costume. Você terá a sua disposição uma grande variedade de peças de alta qualidade, por uma fração do custo.

3. Não se distraia ao entrar na loja

liquidacao-4

Pesquisas realizadas pelas grandes redes varejistas identificaram que a maioria das pessoas vira à direita ao entrar em uma loja. Isso ocorre porque grande parte da população é destra e, sabendo disso, as marcas passaram a concentrar peças novas e mais “tentadoras” a direita das lojas. Somando-se a isso a música alta e telas brilhantes exibindo looks da última coleção e voilá!, lá se foi a sua concentração. Evite a todo o custo desviar-se do seu objetivo principal, ou logo estará entregando-se a compras por impulso, que são fáceis de fazer, mas enchem seu guarda-roupa com itens que jamais serão usados. Fazer uma lista do que você precisa ou mesmo estabelecer um tempo para que essas compras sejam feitas pode garantir aquisições muito mais eficientes na liquidação.

4. Não tenha preguiça de garimpar

liquidacao-3

Invista seu tempo em passear atenta e lentamente pela loja. Liquidação é tempo também de bagunça nas araras, quando as peças acabam ficando amontoadas, dificultando a visão panorâmica e, consequentemente, aquela descoberta fantástica. Invista tempo para encontrar tesouros escondidos.

5. Experimente

liquidacao-1

Comprar roupas sem experimentar é um grande risco, já que o caimento é o fator fundamental na hora da decisão. Vista a peça, veja não apenas o tamanho/manequim, mas como ela se encaixa em seu corpo e se você não a adorar logo nos primeiros minutos em que se olhar no espelho, esqueça. Ela provavelmente ficará encalhada no seu armário.

Isso se aplica também a sapatos, que devem ser calçados (ambos os pés) para garantir que a pechincha não se transforme em um pesadelo.

6. Mantenha o foco

Compre as peças como se elas estivessem com o valor original (que costuma estar na etiqueta),  ou seja, sem os descontos. Se ao olhar aquela jaqueta você não considerar pagar o preço “cheio”, é porque ela não vale a pena para você. Não deixe que suas compras sejam dirigidas pelos preços. Gastar 70% a menos em algo que você nunca vai usar ainda é um desperdício de dinheiro.

7. Invista também em acessórios

liquidacao-6

Óculos, relógios, sapatos, pastas e acessórios em geral também ganham descontos especiais em janeiro. Essa pode ser uma excelente oportunidade para adquirir um relógio clássico, daqueles que a gente não compra todo ano, sabe?

Marcia Rocha

Sou consultora especializada em moda masculina, produtora e apaixonada por tudo o que está relacionado ao guarda-roupas de homens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *