Como escolher o corte de cabelo para o formato do seu rosto

Assim como as roupas, o cabelo é outra variável da aparência que merece toda a nossa atenção. Mas nem todo mundo consegue chegar ao salão bem preparado, com imagens ou idéias para encomendar um bom corte de cabelo ao barbeiro ou cabeleireiro. Além do mais, tendências de cabelo mudam o tempo todo e cada pessoa tem um formato de rosto que ficará mais harmonioso se escolhermos um tipo que combine com essas linhas. Elegemos 7 dicas para escolher o corte de cabelo ideal para o formato do seu rosto.

1. Oval

corte-de-cabelo-oval-1

Características: o comprimento da face é maior do que a largura, com a testa mais larga que o queixo. Além disso, o ângulo da mandíbula é arredondado em vez de alongado.

Por ser um formato proporcionalmente bem equilibrado, geralmente combina com uma grande variedade de cortes, penteados, armações de óculos e comprimentos de cabelo. Rostos ovais são extremamente versáteis, adaptando-se bem tanto a penteados em que o cabelo avança na direção da face, como a topetes longos e curtos.

corte-de-cabelo-oval

2. Quadrado

corte-de-cabelo-quadrado-1

Características: queixo largo, largura da testa semelhante a da mandíbula e comprimento da face semelhante a largura.

Assim como o oval, o rosto quadrado é versátil e comporta a maioria dos estilos, desde os extremamente curtos com ou sem topete, até os mais longos, basta ter em mente que quanto mais curto, mais evidente ficarão as linhas do seu rosto. Já um corte de cabelo com topete adiciona mais volume na parte superior, fazendo com que o rosto pareça mais longo. Cortes clássicos, como os mais curtos com divisões laterais e camadas, complementam bem esse formato facial, assim como barbas curtas.

corte-de-cabelo-quadrado

3. Retangular

corte-de-cabelo-retangulo-1

Características: aqui, o comprimento é a maior medida. Testa, maçãs do rosto e mandíbula são semelhantes em largura.

Considerado o mais alongado dos rostos, este formato fica entre oval e quadrado e requer cortes que evitem que a face pareça ainda mais alongada do que é. Evite laterais muito curtas e topetes muito alongados, para não acentuar ainda mais o comprimento do rosto. Um corte de cabelo com uma franja lateral que caia sobre a testa pode adicionar largura e garantir que o seu rosto não pareça mais estreito do que é. Aqui, a barba ideal é mais rente ao rosto, já que pelos longos no queixo farão igualmente com que o rosto pareça mais alongado.

corte-de-cabelo-retangulo

LEIA TAMBÉM: Como adquirir sua análise de formato de rosto

4. Rosto redondo

corte-de-cabelo-redondo-1

Características: largura e comprimento da face tem uma medida similar e são mais largos que a testa e o queixo, que também têm uma largura semelhante. O ângulo da mandíbula é mais aberto e menos definido.

A idéia aqui é criar ângulos para que ele se aproxime do formato quadrado, considerado mais equilibrado e masculino. Um corte de cabelo com um topete ou um topo plano funciona bem para adicionar estrutura, assim como uma barba cheia com o cavanhaque quadrado, o que dará a impressão de uma mandíbula mais angulosa.

corte-de-cabelo-redondo

LEIA TAMBÉM: Como escolher o óculos para seu formato de rosto

5. Diamante

corte-de-cabelo-diamante-1

Características: é estreito no queixo e na testa. As medidas do comprimento da face são maiores, seguidas em ordem decrescente pela largura, testa e por último pela mandíbula, a parte mais estreita. O queixo é pontudo.

Essa é um dos rostos mais raros. Se este é o seu formato facial, prefira cortes de cabelo que adicionem largura a testa e queixo. Franjas longas na altura da mandíbula são grandes aliadas para acentuar a estrutura óssea de um rosto diamante. Evite cortes com as laterais muito curtas, para não enfatizar ainda mais a largura do rosto.

corte-de-cabelo-diamante

6. Triangular

corte-de-cabelo-triangulo-1

Características: face angulosa, mais ampla na região das maçãs do rosto, com testa mais estreita. Em ordem decrescente de largura: Mandíbula, maçãs do rosto e testa.

Corte com mais volume é o ideal aqui, com a franja na altura do nariz e as laterais mais cheias, para adicionar profundidade ao rosto. Dada a largura da mandíbula, o melhor é evitar barbas para não acentuá-la ainda mais.

corte-de-cabelo-triangulo

7. Coração

corte-de-cabelo-coracao-1

Características: testa mais larga do que as maçãs do rosto e o queixo, que normalmente é pontudo.

O ideal aqui é optar por um estilo que possa equilibrar melhor as proporções desse tipo de rosto. Evite cortes muito curtos, que irão acentuar o queixo estreito e a largura da testa. Fio médios ou longos são mais adequados, já que suavizam a largura da testa. Pelos faciais também são fundamentais neste caso, e uma barba mais cheia pode adicionar mais largura ao queixo estreito, tornando a metade inferior do rosto mais equilibrada em relação a testa.

corte-de-cabelo-coracao

Imagens: Reprodução

Marcia Rocha

Sou consultora especializada em moda masculina, produtora e apaixonada por tudo o que está relacionado ao guarda-roupas de homens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *