O guia completo das tendências do mercado de tênis para ficar de olho em 2017

Flares Twitter Facebook Flares ×

Já faz algum tempo que os tênis deixaram suas funções originais de meros calçados confortáveis e assumiram a posição de complementos indispensáveis de estilo. Tanto é que lojas de departamento, sapatarias e marcas famosas incluíram um bom tênis em suas coleções, seja ele fruto de colaborações com estilistas ou produção própria, acompanhando, claro, alguns anseios desse mercado milionário, que movimenta de cerca de US$ 55 bilhões por ano em todo o mundo.

Vamos dar uma olhada nas tendências que movimentarão o mercado de tênis em 2017.

1. Materiais e texturas

Camurça

A camurça é o material favorito de 2017. Em grandes ou pequenas doses, aparece nos tênis trabalhando um pouco de textura e substituindo padrões e estampas por cores blocadas, principalmente tons neutros e silenciados como bege e offwhite e versões apagadas de azul, verde e rosa.

Sergio’s

Cortiça

Surge em acabamentos internos, externos e em impressões que valorizam sua textura.

Vans

Tramas

Tiras de tecidos diversos, couro natural e sintético aparecem em peças de solado mais leve. A Converse já aposta nessa tendência com uma versão do icônico Chuck Taylor 70 com tiras de camurça no cabedal, e a Nike lançou pelo menos nove cores diferentes do modelo Mayfly de cano baixo e no mesmo material.

Converse

2. Branco total radiante

O tênis branco ocupa lugar de destaque máximo esse ano. Feito de couro monocromático, lona ou uma mistura de ambos, é peça certa nas ruas e guarda-roupas, combinado com uma vasta variedade de produções e estilos que engloba até a roupa de trabalho. Se for levá-los para o escritório, aposte nos modelos de couro e cano baixo, mais seguros e elegantes para essa proposta.

3. Cores neutras

Tênis de couro em cores neutras e tons pastel são recorrentes. Verde, amarelo e rosa, todos em tons lavados, e variações de damasco, mel e marrom caramelo têm lugar garantido e substituem os escandalosos tons fluo, com uma grande vantagem: você pode usá-los com praticamente qualquer coisa, o que maximiza o guarda-roupa e o seu dinheiro 🙂

Vert

4. Metalizados

Interações de bronze e prata são comuns nas biqueiras de modelos clássicos. Uma aposta para quem gosta de um pouco mais de brilho nos pisantes.

Adidas

5. Estampas

Modelos como o Nike Air Max e Vans ganham estamparia de manchas, gotas e esguichos de tinta, que mais se parecem com projetos de arte. Imagens de personagens e objetos em versão desenho animado são reflexos do lado lúdico com o qual o streetwear anda flertando.

Nike Air Max

Vans À La Garçonne por Alexandre Herchcovitch

6. Tênis de marcas de vestuário

Não é nenhum segredo que grandes e pequenas marcas de vestuário tenham se empenhado nos últimos dois anos em criar modelos próprios para abocanhar uma fatia desse gordo mercado. Se lá fora os designers Raf Simons e Rick Owens ganharam muita mídia por suas colaborações com a Adidas, aqui no Brasil marcas masculinas como Crawford, Reserva, Richards, Vila Romana e de calçados sociais como a Sergio’s, lançaram modelos mais esportivos como o Jogging, que fogem ao famigerado sapatênis (mistura de sapato com tênis que deveria se chamar sapato esportivo. Simplesmente.). Ainda bem!

Jogging Sérgio’s

7. Colaborações

Todos os dias surgem notícias de um rapper, artista ou designer se preparando para promover um tênis com sua assinatura. O mote central de uma colaboração é atraente: unir duas coisas “legais” e fazer nascer um produto, mas nem sempre o resultado é bem equilibrado e contempla os fãs de ambas as marcas. Mas temos bons frutos de parcerias como a da Reserva com a New Balance e de Alexandre Herchcovitch com a marca franco-brasileira VERT, dentre outras.

Reserva x New Balance

8. Old school cano baixo estilo Skate

A onda de apropriação da contracultura caminha a passos largos e o mercado olha para os clássicos de cano baixo saídos direto dos primórdios das pistas de skate. Vans Old Skools e Converse Jack Purcells voltam às prateleiras para celebrar esse saudosismo.

Converse Jack Purcell

9.  Tecnológicos

O mercado de tênis está abraçando cada vez mais a tecnologia, seja na construção da matéria-prima ou nos benefícios para quem usa. Tecidos ultra-respiráveis perfeitos para o verão e uma lista grande de novas tecnologias da Nike (Flyknit) e Adidas (Primeknit) estão se fundindo em modelos que fazem seu movimento da academia para a rua.

Nike Flyknit Racer

10. Era Espacial

Fã do clássico “De Volta para o Futuro”? Modelos de cano alto que mais parecem saídos da película de Marty McFly ganham notoriedade nas criações da Adidas Y-3 e em modelos que remetem aos primeiros tênis Reebok, com estruturas plásticas que cruzam a parte superior e aberturas que imitam veículos futuristas.

Nike

11. Tênis abotinados

O “sneakerboot”, esse cruzamento de tênis com bota, é outra variante que promete garantir seu lugar nas prateleiras e corações dos apaixonados por tênis.

Converse Tekoa

12. Meias Urbanas

Tanto a Nike quanto a Adidas têm trabalhado em versões urbanas dessa tendência que chegou primeiro aos campos de futebol: a dos tênis tipo meia. Confortáveis e fáceis de calçar, já ganharam adeptos ruas afora e prometem ficar na paisagem.

Adidas NMD City Sock

13. Reedições

Apesar de seus laços com a modernidade e design avançado, o mercado de tênis não é isento dos ciclos da moda. Nesse vai-e-vem, marcas experientes têm mergulhado profundamente em seus arquivos e reeditado clássicos que fizeram fãs inveterados anos atrás. Reebok, Adidas Originals e New Balance tiraram a poeira de pisantes icônicos, assim como a Nike, que aposta mais uma vez no sucesso do modelo Cortez.

Reebok Club C 85

Nike Cortez

LEIA TAMBÉM:  Muy Guapo

Marcia Rocha

Márcia Rocha é consultora especializada em moda masculina, produtora e apaixonada por modas de homens e modos de mulher. É editor-in-chief do Mistermag, vive atrás de novidades, adora musica, livros, gatos e pistas de dança, não necessariamente nessa ordem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *