13 dicas para escolher a costeleta ideal

O formato do rosto desempenha um papel importante na escolha da armação dos óculos, da barba, bigode e costeletas. A personalidade de um homem é muitas vezes a base para essa escolha, mas ir além desses critérios e levar em conta o seu formato de rosto pode maximizar sua aparência, equilibrando e dimensionando melhor o seu rosto. Para te ajudar, aqui estão 13 dicas para escolher a costeleta ideal.

1. Regra geral

Independentemente do estilo, elas devem combinar com o corte de cabelo. Assim, se seu cabelo é curto, as costeletas também devem ser curtas e próximas ao rosto, enquanto cabelos longos podem acomodar costeletas mais longas e espessas. E se o penteado complementa o seu formato de rosto, as costeletas provavelmente o farão também.

2. Densidade dos fios

Outro fator a considerar ao escolher a costeleta é a densidade de seu cabelo facial. Seja realista e trabalhe com suas características pessoais. Se os pelos são escassos, opte por estilos cônicos ou mais estreitos.

3. Os comprimentos

Curtas (entre o topo e o meio da orelha), médias (meio da orelha), longas (entre o meio e parte inferior da orelha), e muito longas (parte inferior da orelha e mais) são as classificações gerais quando o assunto é comprimento. Evite alinhar sua costeleta com a parte superior da orelha, porque tecnicamente nesse caso… não há costeleta. E isso pode comprometer o equilíbrio do seu rosto. Uma costeleta mais conservadora termina acima do lóbulo da orelha. Este é o comprimento que James Dean (acima) usava e que ainda parece bem legal. Para um estilo mais arrojado, pode-se ir um pouco além, como Robert Pattinson.

13-dicas-para-escolher-a-costeleta-adequada-2
Robert Pattinson

4. A largura

Esse é o truque que pode ajudar a melhorar ou minimizar características faciais, é um componente importante do estilo de costeleta. A não ser que seja necessário disfarçar imperfeições como cicatrizes de acne ou atenuar visualmente características faciais, como um rosto estreito, a largura é escolhida em função do estilo ou das preferências pessoais. Quanto mais larga a costeleta, mais “radical” ela tende a ser, o que pode ser um problema no escritório. Costeletas mais conservadores, normalmente, não ultrapassam 1,5 cm de largura. Faça uma relação entre estilo de vida e de trabalho para determinar a espessura da sua costeleta.

Agora, vamos dar uma olhada nas diretrizes gerais para escolher o formato.

5. Regra geral

Uma boa regra: quanto mais curta a costeleta, mais longo parece o rosto. E quanto mais curto for o rosto, mais longa a costeleta deve ser.

6. Procure um cabeleireiro experiente

Usar as orelhas como um guia para equilibrar o comprimento da costeleta pode não ser uma boa idéia. Se sua orelha for muito pequena, isso pode desequilibrar o formato das costeletas e consequentemente do rosto. Discuta o formato e comprimento com um cabeleireiro experiente, para escolher mais acertadamente.

7. Costeletas têm de ser simétricas

Para equilibrar os comprimentos das suas costeletas, crie uma linha imaginária a partir de um lado do rosto para o outro. Se essa linha imaginária não funcionar, pegue um pedaço de fio dental, passe-o por trás da cabeça até a base de cada uma das costeletas, e use-o para estabelecer essa linha.

Leia também:

COMO COMBINAR A BARBA COM O FORMATO DO SEU ROSTO

COMO ESCOLHER O ÓCULOS PARA SEU FORMATO DE ROSTO

8. Equilibrando o rosto

Costeletas mais longas podem ajudar a equilibrar um queixo comprido, independentemente do formato do rosto. Costeletas mais curtas ajudam a equilibrar e acentuar um queixo curto.

9. Orelhas muito grandes

Não tente disfarçar orelhas grandes com costeletas espessas. O resultado pode ser exatamente o oposto.

10. Cabelos longos x costeletas

Não use costeletas muito espessas com um cabelo longo. O volume da lateral fará com que o cabelo fique longe do seu rosto na área das orelhas, o que vai dar um volume estranho.

11. E para aparar?

Apare-as quantas vezes forem necessárias. Para alguns, a medida é uma vez a cada 10 dias, enquanto outros podem esperar até o próximo corte de cabelo. Depende de quão rápido o seu cabelo cresce. Para apará-las, utilize sempre uma máquina de aparar cabelo com um pente.

12. Quero desenhar minhas costeletas

Se você quer investir em costeletas “desenhadas”, que exigem muita habilidade para dar forma e design, procure um bom barbeiro em vez de tentar fazê-lo você mesmo (pelo menos na primeira vez).

13-dicas-para-escolher-a-costeleta-adequada-4
Will Smith

13. A base da costeleta tem que ser sempre reta?

Costeletas com a base inclinada ajudam a deixar o rosto mais quadrado.

E por fim…

Estas são apenas dicas, então, experimente e veja o que funciona para o seu rosto. Como eu já disse em outros artigos, os formatos de rosto influenciam muito na escolha dos tipos de barba, bigode e de penteados. Experimente diferentes estilos para ver qual deles fica melhor em você. Arrisque! Uma das melhores coisas dos pêlos faciais é que se você não gostar do que criou, pode simplesmente raspá-los e começar de novo.

8 comentários sobre “13 dicas para escolher a costeleta ideal

  1. Eu fiz a pesquisa para tirar uma dúvida , e gostei muito do que encontrei neste site , vou continuar a usar as minhas costeletas longas , que termina no pé da orelha , como Robert Pattinson .

  2. Estava procurando saber mais sobre as costeletas e essa matéria me ajudou, só tenho uma dúvida, quem tem o formato do rosto quadrado, as costeletas devem ser curtas ou longas?? Obrigado.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.