6 dicas para jogar poker como um expert

O poker é, por uma série de razões, uma desafiante modalidade de jogo de cartas. É uma atividade que exige dos profissionais prática, estudo, confiança e trabalho a longo prazo e, para ser bem-sucedido e diferenciar-se da média, é preciso ir além do pensamento comum e encontrar alternativas para chegar ao topo. Para te ajudar a fazer bonito na sua próxima partida, selecionamos algumas dicas baseadas nas ideias e estratégias de grandes profissionais, que podem fazer a diferença mesmo para quem pratica o poker somente nas horas de lazer.

Disciplina e foco

Essa é, talvez, a dica número um para os atletas de poker. Nas cartas, a lógica da disciplina e do foco pode ser aplicada, assim como acontece em qualquer outra profissão individual. Por mais que o talento seja parte dos resultados, a consistência da rotina fala mais alto. “Sucesso e disciplina caminham lado a lado. É difícil conseguir ser consistente a longo prazo sem uma rotina definida, foco nos treinos e prática. É algo que nem todos competidores conseguem”, afirma Jason Koon, 32, multicampeão americano de pôquer profissional, conhecido por suas conquistas em torneios ao vivo e online.

Estabelecer uma agenda com horários definidos, não misturar trabalho com outras atividades de lazer e organizar o tempo são também pontos essenciais, que ajudam a aumentar a produtividade na mesa.

Estabeleça uma rotina de atleta

Foi-se o tempo em que o poker era dominado por pessoas sem muito zelo pela alimentação e forma física. Nos últimos anos, a maioria dos campeões é formada por jovens competidores que adotam uma rotina de treinos e alimentação saudável para maximizar o raciocínio na hora das competições. Eis um tópico que não pode ser subestimado. A influência de uma agenda de treinos bem estabelecida na melhora da capacidade mental é algo cientificamente comprovado, assim como a qualidade da alimentação. Grandes campeões como o canadense Daniel Negreanu, 43, e o português André Coimbra, ex-jogador profissional, são duas referências que representam esta mentalidade saudável no poker.

Entenda a história

O poker está em constante transformação. Antigamente os torneios eram dominados por competidores que tinham um entendimento muito grande dos sinais que os outros adversários “entregavam” através de suas expressões. Ao longo das últimas décadas, o perfil dos campeões foi mudando e atualmente a ação é muito mais embasada nas probabilidades matemáticas e no pensamento que veio sendo desenvolvido a longo prazo. Esse conhecimento do passado é fundamental para tentar antecipar a próxima tendência que irá dominar as cartas e, assim, estar preparado para a mudança no estilo de atuação dos atletas.

Explore conhecimentos além do clichê

Ler livros sobre poker e participar de cursos sobre o assunto são atividades que todo competidor precisa considerar. No entanto, é necessário ir além e explorar novos horizontes para tentar angariar vantagem sobre os adversários. Um exemplo disso é Fedor Holz, considerado uma lenda de currículo espetacular. O alemão de apenas 24 anos valoriza bastante o psicológico como pilar do sucesso. Holz é extremamente interessado no funcionamento da mente e estuda diversas matérias relacionadas a motivação e foco. O interesse por esses assuntos é tão grande que ele idealizou o Primed Mind, aplicativo que auxilia a melhorar a produtividade da capacidade cerebral. “A confiança é tão importante que precisa ser vista como uma habilidade que necessita ser melhorada. Uma das minhas vantagens é o foco”, diz Holz.

Treine em plataformas online

Por uma série de razões, nem sempre é possível competir em torneios ao vivo. Por mais que o poker esteja em ascensão no Brasil, não há clubes personalizados para a prática em todos os municípios nacionais, o que dificulta o acesso de competidores do interior. Além disso, participar de grandes torneios demanda investimento, viagem e tempo para se dedicar a competições que, geralmente, acontecem fora da sua cidade, e as plataformas online eliminam facilmente esses entraves. Basta uma boa conexão de internet e um dispositivo veloz para aproveitar o melhor do poker digital, a alternativa ideal para praticar e manter-se em boa forma, mesmo sem estar no ritmo das competições ao vivo. “A praticidade do poker online é uma vantagem muito grande que os jogadores da atual geração têm. Isso é algo que não era possível há duas décadas. Tamanha praticidade aumentou bastante a qualidade do poker e tornou todo mundo mais afiado”, afirma o competidor americano Taylor Black.

Conheça os adversários

No poker os adversários costumam ter tendências, costumes e preferênciasdo modo de jogar — seja online ou ao vivo. Portanto, é essencial saber os pontos fracos e fortes dos rivais para conseguir vantagem na hora de tomar uma decisão importante. Felizmente a tecnologia também é muito útil nesses casos. Softwares como Hand2Note e Jivaro são essenciais para fazer esse mapeamento, já que disponibilizam online dados dos adversários e traçam um perfil preciso dos oponentes.
Também é possível conhecer as suas próprias tendências. O aplicativo Hand2Note, por exemplo, oferece a opção de customização da sua própria estatística. Dessa maneira, o competidor consegue identificar seus próprios pontos fracos e trabalhar para melhora-los.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.