6 dicas para organizar melhor sua geladeira

Humm… você passou as últimas duas horas no supermercado e agora bateu aquela preguiça de organizar a geladeira, certo? Nada disso! Manter o refrigerador em ordem é fundamental para a conservação dos alimentos. Seu interior tem temperaturas distintas e para evitar alterações na textura, cor e sabor e até mesmo a contaminação por microrganismos, é necessário ter alguns cuidados na hora do armazenamento. Dá uma olhada nessas 6 dicas para organizar melhor sua geladeira e ganhe mais espaço para o estoque de cerveja do fim de semana!

1. Nas áreas próximas ao congelador, dê prioridade a itens que estragam mais facilmente como alimentos pré-cozidos, carnes, frios, massas frescas, pratos prontos…

2. Nas prateleiras, posicione os produtos de modo que o ar frio possa circular em volta deles proporcionando assim o resfriamento.

3. Lugar de vinagre é na geladeira. Em temperatura ambiente, ele pode sofrer contaminação por bactérias.

4. Água deve ser mantida em recipiente fechado e de vidro.

5. Salgadinhos, biscoitos, cereais e torradas sempre crocantes? Basta fechar bem a embalagem e colocá-los nas prateleiras intermediárias.

6. Folhas de louro no interior do eletrodoméstico são um auxílio luxuosíssimo na hora de remover odores. Depois de limpar, coloque algumas folhas no interior e… voilá!

Mãos a obra! 

Carnes

Devem ser colocadas em separado na gaveta de carnes. Quer manter aquela picanha por mais tempo? Coloque-a no freezer e caso já esteja cozida, o melhor é mantê-la  no congelador, envolta em papel alumínio. Nunca lave a carne crua antes de guardá-la. E não confie nos seus olhos. Nem sempre alteração de cor indica contaminação: a carne na geladeira fica mais escura por falta de oxigênio. Por outro lado, um filé contaminado pela bactéria Escherichia coli tem aparência normal.

Frutas, verduras e legumes

O ideal é lavá-los quando estiverem gelados, para impedir que a água leve substâncias agrotóxicas para dentro da casca. Coloque as frutas na prateleira superior, acima da gaveta. Já os legumes e as verduras devem ficar afastados do congelador, para evitar que o frio queime as folhas. Guarde-os na gaveta inferior, sempre embrulhados em sacos plásticos bem fechados.

Enlatados

Nada de guardá-los na lata original. Seu revestimento interno pode oxidar-se e estragar o alimento.  Prefira armazenar esses alimentos em recipiente de vidro com tampa ou mesmo um velho e bom Tupperware.

Molho de tomate é extremamente perecível e deve ser consumido de uma só vez ou congelado, não deixe restos na geladeira. Não guarde o leite por muito tempo, pois ele absorve o cheiro dos outros alimentos.

Ovos

Esqueça a porta. Ovos devem ser colocados dentro da geladeira para que não sofram com a variação de temperatura a cada abertura da geladeira. Lave-os apenas no momento em que for consumi-los, já que eles possuem uma película de proteção natural que impede que bactérias penetrem a casca, que é extremamente porosa, durante seu armazenamento.

Queijos

Nada de deixá-los de qualquer jeito na cestinha de ovos. Embrulhe-os em papel alumínio, plástico ou coloque-os em vasilhas com tampa.

Conservas

Conservas, geléias, vidros de azeitona, alimentos para crianças podem ser colocados nas prateleiras da porta.

Bolos, sopas e caldos

Bolos, doces, tortas devem ser colocadas nas prateleiras intermediárias, assim como as sopas, caldos e até o feijão cozido. Lembre-se de colocá-los sempre em vasilhas com tampa.

Pães

Apenas o pão de forma mantém as características originais depois de congelado. Os outros tipos, como francês, ciabatta e italiano, sofrem alteração de textura e perdem a crocância.

Ganhando espaço no congelador

Cestas aramadas facilitam a circulação do ar frio e de quebra organizam os congelados dentro do freezer. Se optar por sacos plásticos, experimente colocá-los em pé. Assim, sobra mais espaço.

*fonte: Revista Super Interessante

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.