Como aparar corretamente a sua barba

Cultivar uma bela barba não requer nenhuma habilidade específica, mas digamos que ela funcione mais ou menos como o seu cabelo: de vez em quando, é necessário cuidar do comprimento dos fios e dos contornos, principalmente nas linhas da bochecha e do pescoço. Dá uma olhada nessas dicas para aparar sua barba corretamente.

Dica extra: Antes de começar o processo, penteie sua barba para que os pelos se soltem e você tenha a exata noção de onde estão os contornos. Usar um óleo próprio para barba também ajuda bastante nessa precisão. 😉

1. Aparar é a chave para uma boa manutenção

Aparar adequadamente a sua barba significa concentrar-se nestas áreas-chave:

Linha do pescoço
Linha da bochecha
Contorno do queixo

2. Defina os contornos

A maioria das barbas fica muito melhor com um contorno bem definido, mas a chave para alcança-lo está na delimitação das linhas da bochecha e do pescoço. Quantas vezes a gente vê por aí caras com a barba bem mais curta no pescoço do que deveria, deixando a impressão de um queixo duplo, com uma divisão estranha. Para evitar que isso aconteça, siga esses passos:

3. Encontre a linha do pescoço

Uma das piores coisas que podem acontecer é você aparar a barba na linha do pescoço de forma equivocada. Tem gente que acredita que essa linha deve coincidir com o queixo, e daí a barba fica como que “colada” na face, como se você tivesse levado um prato de pelos no rosto, como se fosse uma torta. Pra quem te vê de lado, fica muito, muito estranho. Para evitar que isso aconteça, olhe diretamente no espelho, mantendo a cabeça reta, e trace uma linha imaginária curva entre as duas orelhas (pontos A e B), conectada por outro ponto (C) acima do pomo de Adão.

Coloque dois dedos acima do pomo de Adão (C) – este ponto marca uma linha divisória natural entre sua barba e seu pescoço – e vire o pescoço para cada lado. Quaisquer pêlos que fiquem fora desse contorno devem ser retirados.

4. Encontre a linha da bochecha

Aqui, há duas “escolas” a seguir: deixá-la natural ou esculpi-la, encontrando a altura e o ângulo ideais. Para isso você pode imaginar uma linha reta que sai de cima da orelha (A) e vai em direção a extremidade da boca (B). Os pêlos que estiverem fora dessa linha devem ser removidos.

Resumindo a ópera:

5. Linha do queixo quadrada ou arredondada?

Para definir o formato da sua barba no queixo, caso ela seja mais comprida, imagine uma linha vertical que sai de baixo dos lóbulo da orelha para conectar-se com uma linha horizontal abaixo de seu queixo. A partir disso você pode deixar o queixo mais quadrado e angular (mais interessante) ou arredondá-lo levemente.

Imagens: Reprodução BeardKing e Pinterest

 

 

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.