Como combinar a barba com o formato do seu rosto

Assim como há peças mais adequadas para cada silhueta, há estilos de barba que parecem melhor em determinados formatos de rosto. Escolhendo o tipo certo, você consegue enfatizar ou disfarçar as características de seu rosto. Selecionamos dicas imperdíveis para combinar a barba com o formato do seu rosto.

1. Rosto quadrado

Queixo largo, numa linha quase reta com as mandíbulas, são as características desse formato de rosto. Barbas mais ralas, combinadas com cabelos mais curtos nas laterais e com topete fazem com que o rosto quadrado pareça mais alongado. David Beckham é um dos caras que adotam esse estilo bastante simples de ser alcançado. Basta deixar crescer a barba por alguns dias e usar a máquina para mantê-la curta. Se você, como Beckham, quiser deixar a área central do queixo e da boca livre de pelos, o ideal é visitar um barbeiro inicialmente para obter o estilo é depois mantê-lo com a ajuda de uma navalha.

2. Rosto Retangular

Barba é um recurso bacana para equilibrar as linhas finas e angulosas de quem tem rosto retangular. Se o seu rosto tem esse formato, o ideal é criar a ilusão de que o rosto é mais redondo e equilibrado. Tom Ford, um dos designers mais respeitados no mundo da moda masculina atualmente, é adepto desse recurso. Como tem um rosto muito longo, além da liha da testa recuada, ele matém a barba, alternando apenas na quantidade de pelos. Às vezes está mais rala, outras um pouco mais cheia, chamando a atenção para o rosto e deixando menos em evidência a calvície.

Leia também: 

Saiba como descubrir o formato do seu rosto

Como escolher o corte de cabelo para o formato do seu rosto

3. Rosto Redondo

Homens com rostos redondos devem tentar estilos de barba que dão um tom mais masculino e ovalado a eles. A melhor dica é evitar as costeletas extravagantes e investir em cavanhaques. Kanye West é um bom exemplo de uso desse recurso.

4. Rosto Triangular

Queixo pontudo é uma das características desse formato de rosto. Barbas mais cheias dão uma aparência mais masculina a esse formato de rosto, já que preenchem a linha da mandíbula até o queixo. O ideal é usar o visual com um corte de cabelo mais cheio nas laterais da cabeça, como o do ator Ryan Gosling. Se o seu rosto tem o mesmo formato que o dele, vale a pena se inspirar em sua barba mediana, que tem uma manutenção razoavelmente fácil. Basta deixar crescer e aparar os fios na linha da bochecha, com a ajuda de pente e tesoura.

5. Rosto Diamante

Assim como o triangular, esse tipo de rosto também apresenta um queixo mais proeminente, que pode ser suavizado por uma barba completa e mais cheia. Um outro recurso que pode minimizar e suavizar esses traços é a costeleta mais longa, que equilibra o destaque do queixo. O comediante norte-americano Dane Cook usa uma barba “espalhada” e costeletas mais longas para preencher e equilibrar o queixo.

6. Oval, o rosto que combina com todos os estilos

Este é um dos formatos mais amigáveis quando o assunto é barba. Homens de rosto ovalado ficam bem com quase todos os estilos de pêlos faciais.  O ator Jake Gyllenhaal é um exemplo de homem com este tipo de rosto.

E você, já conferiu qual é o seu formato de rosto? Posso te ajudar nisso, fazendo a sua análise de formato de rosto. Clique aqui para saber mais!

3 comentários sobre “Como combinar a barba com o formato do seu rosto

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.