Como comprar o terno, costume ou blazer ideal

Parece desanimador, mas a margem de erro na hora da compra de um terno, costume ou mesmo blazer bem ajustado para o seu corpo é ampla, especialmente se você não pesquisa pelo menos um pouquinho antes de partir para a loja. Infelizmente, o despreparo dos atendentes e a ânsia em vender por vender simplesmente são uma combinação que pode fazer com que a sua compra não seja lá muito bem sucedida.

A primeira coisa a ser considerada é que dificilmente seu terno ou costume não precisará de um ajuste (pelo menos na barra da calça). Por isso, vale a pena saber identificar que ajustes podem e devem ser realizados. A regra básica das alterações é a de que reduzir a quantidade de tecido é factível, mas você não pode tornar um traje mais largo, pelo menos não muito, já que isso depende da quantidade de tecido extra vinda de fábrica e deixada sob as costuras ou bainhas das peças.

Se você está em busca de um terno ou costume novo, este guia lhe dirá tudo o que você precisa saber para garantir que sua aquisição seja absolutamente perfeita e vale também para a compra de blazer e de paletó esporte.

Paletó

Ombros

Tudo começa com os ombros, a parte mais difícil de ser ajustada. Se você errar aqui, nem mesmo o melhor alfaiate poderá salvá-lo. Para que isso não aconteça, cuide para que a costura do ombro do paletó termine onde seu ombro natural termina. Se esta costura ficar muito alta ou muito baixa, pode criar um efeito de ondulação, principalmente nos braços. Além disso, a maioria dos caras superestima seu tamanho de paletó. Acha que você é um 50? Tente um 48. Ainda está largo? Tente um 46. Quando você experimenta um tamanho que é definitivamente muito pequeno, volte um número. Esse é o seu paletó. Veja também se há rugas no meio das costas, o que significa que a modelagem não está boa. O tecido deve “descansar” sobre suas costas, sem dobras, sem rugas, sem repuxar.

Corpo

É preciso considerar que o paletó será usado com alguns dos botões fechados (quando você estiver de pé) e desabotoados (quando sentado). O ajuste ideal garante que os botões sejam fechados sem esforço e que o tecido não fique esticado demais ao redor deles (isto é, enrugado). Para checar, feche o botão superior de um paletó de dois botões e veja se consegue encaixar confortavelmente, sem repuxar, dois dedos verticalmente entre seu tórax e o paletó.

Mangas

Ao contrário dos ombros, o comprimento das mangas pode ser facilmente alterado por uma costureira (especializada!) ou alfaiate, desde que seja comprado um pouco longo, em vez de muito curto. O comprimento ideal das mangas termina onde a base do seu polegar encontra seu pulso. Este posicionamento garantirá que os punhos de qualquer camisa (apropriada) sejam expostos na medida exata, ou seja, cerca de 0,5 centímetro.

Colarinho

Um colarinho bem ajustado não fica afastado do pescoço. Ao contrário, deve assentar-se confortavelmente sobre o colarinho da sua camisa, sem folgas ou excesso de tecido. Para checar, fique de perfil no provador e dê uma boa olhada nessa área.

Comprimento

Em termos de comprimento, os paletós são mais curtos do que eram há uma década, mas há um limite. Deve ficar um pouco abaixo das nádegas e ao pendurar os braços soltos ao lado do corpo, seus dedos deverão ser capazes de segurar facilmente a barra inferior do paletó. Nem menos e nem mais. E fique atento à abertura, se ele tiver. Feche o blazer na hora em que estiver experimentando e note se fica confortável. Peças com uma abertura central são as mais comuns e se ela ficar meio aberta com os botões fechados, isso quer dizer que você deve escolher um número maior.

Largura da lapela

Há regrinhas básicas que podem ajudá-lo. Os mais magros, de tórax estreito, podem optar pelas mais estreitas para deixar tudo bem proporcional. Lapelas grandes em um homem pequeno fazem com que a cabeça pareça maior do que é. Se você tem o tórax largo, opte por lapelas largas ou médias.

Abotoamento

Há algum tempo os modelos de dois e de um botão tornaram-se as maiores apostas. De novo, vale levar em conta seu tipo físico. Altos e magros conseguem equilibrar as proporções com modelos de três botões. Já os mais baixos parecem mais altos com paletós de um botão, que alongam a silhueta graças ao “V” mais profundo, que faz com que o tórax pareça mais longo. Optar pelos modelos tipo jaquetão, que fazem o torso parecer mais volumoso, é o ideal para os muito magros, enquanto paletós de dois botões alongam o torso, assim como aqueles de um botão. Qualquer que seja a sua escolha, não se esqueça de que o último botão deve ficar sempre desabotoado.

Leia também:

3 diferenças entre paletó, blazer e paletó esporte

A Calça

Comprimento

A maioria das calças virá com bainhas longas e inacabadas. Procure experimentá-la, de preferência, com os sapatos com que será usada. O comprimento ideal fica um pouco acima ou em cima do cabedal (peito) dos seus sapatos, não mais. Certifique-se de que os tornozelos não estão muito expostos, outro erro bem comum hoje em dia. Ah! Geralmente as lojas oferecem esse serviço de barra gratuitamente. Não tenha medo de perguntar. 

Cintura

A cintura natural fica cerca de dois centímetros abaixo do umbigo. A calça ideal não precisa de cinto e nem aperta demais nessa área. Experimente sentar-se com ela no provador para checar. O ajuste ideal comporta dois dedos colocados verticalmente na cintura, com os botões abotoados e o zíper fechado.

Largura

Além de extremamente deselegantes, pernas justas demais na coxa correm o risco de esgarçar e rasgar o tecido. A largura ideal das pernas promove um pouco mais de espaço na coxa e vai afunilando abaixo do joelho.

 

Pronto! Garanto que agora sua compra será bem mais acertada, mas se precisar de ajuda, tenho pacotes para compras guiadas via Whatsapp. Entre em contato para agendar um horário!

4 comentários sobre “Como comprar o terno, costume ou blazer ideal

  1. Olá Márcia! Boa noite! Estas palavras são um mero reconhecimento por todo carinho, por toda dedicação e, principalmente, por toda qualidade que você imprimi em seus Artigos! Na verdade você merece uma Homenagem! Recebo com muito Carinho suas Orientações e repasso para todos os meus Amigos! Um grande abraço e muito Obrigado pelo Trabalho!

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.