Como dar nó em gravata: 3 tipos que cobrem todas as ocasiões (com vídeo)

Não há como negar: paletó e gravata são a dupla infalível do guarda-roupa masculino, uma parceria que sobrevive a flexibilização dos códigos do vestir. Reinventada como uma peça casual, a gravata resiste ao passar dos anos justamente por não ser mais tão obrigatória. Hoje em dia, funciona mais como uma poderosa ferramenta de afirmação do seu estilo pessoal e, por isso mesmo, dominar a ciência por trás da combinação perfeita entre nó e colarinho da camisa é o que pode elevar seu traje a um patamar superior. E com esses três nós de gravata, apresentados aqui em vídeo e diagrama, você estará pronto para todas as ocasiões num piscar de olhos. Vamos a eles.

1. Simples (Four-in-Hand)

Além de ser o mais fácil de fazer, esse é um dos mais usados. É o que combina melhor com gravatas mais estreitas (slim) e com colarinhos mais curtos e básicos.

Diagrama

Video espelhado

2. Half Windsor

Esse é um nó bastante elegante e versátil. Por ter um tamanho mediano, fica bem com gravatas com pouca estrutura e volume.

Diagrama

Vídeo (não espelhado)

3. Full Windsor

Considerado o mais sofisticado de todos, é também o mais volumoso e, por isso, combina melhor com colarinhos mais abertos, como o italiano. É a opção mais segura para qualquer tipo de ocasião formal, perfeito para o seu casamento. 😉

Diagrama

Vídeo espelhado

Pronto, agora não tem mais erro!

 

 

 

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.