Como escolher o tamanho ideal das suas roupas

É mais comum do que você imagina repetir maus hábitos de compra e transformar o guarda-roupas em uma repetição de escolhas que não te favorecem. Frequentemente vemos na rua (e em todo lugar) gente vestindo peças acima do tamanho, o que dá uma aparência de desleixo e sobrepreso. Seja na hora da compra do seu costume, terno, camisetas, camisas ou jeans, acertar o “fit” ou seja, o caimento e a numeração é a diferença entre a aparência correta ou a de quem pegou emprestado as roupas de alguém. Para te ajudar nessa empreitada, separei dicas fundamentais para escolher o tamanho ideal das suas roupas. 

 

1. Camisas

Estrias ao redor dos botões ou do peito indicam que a peça está apertada. Já sobras de tecidos ao lado do corpo e da cintura, (que deve ser uma linha reta de sua axila para baixo) indicam que está muito grande para o seu corpo. O colarinho fechado deve caber um dedo entre ele e o pescoço e os punhos devem ficar terminar no “ossinho” do pulso.

2. Jeans

Há quem goste de um ajuste mais “slim fit” (justo) e quem prefira uma modelagem mais relaxada, mas em ambos os casos, a cintura deve estar perfeitamente ajustada, sem folgas. Se você prefere peças mais folgadas, lembre-se de evitar uma cintura muito larga, para impedir que cós fique embolado com o ajuste do cinto.

Dica: Invista em um jeans de perna reta, que é mais versátil e se adequa a maioria dos tipos de corpo.

Outro macete para encontrar o  jeans perfeito é o comprimento da perna. A barra da sua calça deve repousar levemente sobre o peito do pé, mas se você for uma cara mais arrojado, pode aderir a um comprimento mais curto, que está bem na moda agora.

3. Camisetas

A modelagem da sua t-shirt também é uma questão de gosto pessoal. Há quem goste de modelagens mais “quadradinhas”, que são mais curtas e há quem prefira um pouco mais longas. De modo geral, atente para sobras de tecidos ao lado do corpo e da cintura. Para saber se o comprimento está correto, a grande dica é levantar os braços acima da cabeça. Se ficarem mais de 5 cm de sua barriga de fora, a camiseta está curta.

 

Bons exemplos de caimento ideal

fit-1

fit-2

Evite

fit-5

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.