7 jeitos de usar costume sem gravata

A peça de roupa que você escolhe para colocar sob o paletó tem um enorme impacto geral. A decisão de usar um costume azul marinho com uma camisa de popeline branca ou um polo com zíper pode ser a diferença entre uma aparência mais clássica ou uma com personalidade e aquela assinatura de estilo. O fato é que sem uma gravata para se preocupar, você pode investir em diferentes tipos de golas, camisas e maximizar os jeitos de usar esse clássico. Vamos a sete opções.

1. Sem colarinho

A camisa sem colarinho, também conhecida como gola padre, já nasceu para ser usada sem gravata e dá aquela atualizada instantânea no seu costume sem precisar de nada mais para isso. Quer se arrumar um pouco, sem ficar com cara de executivo? Invista em uma camisa sem colarinho e, para uma combinação a prova de erro, lance mão de um costume azul marinho ou qualquer tom de cinza com camisa branca ou azul claro.

2. Aposte numa gola rolê

Quando o frio chegar, considere uma boa malha de gola rolê sob o paletó. Priorize tecidos que regulam a temperatura como a lã de merino, em um tom sutil que seja versátil e possa complementar seu costume sem dor de cabeça, e ainda garantir que você permaneça confortável, sem passar calor.

3. Com uma camiseta

Taí uma combinação fácil e rápida. Escolha um design clássico de gola redonda em um tom que harmonize com seu costume: branca com azul marinho, cinza com costume preto e assim por diante. Cuidado com o ajuste, uma camiseta muito folgada irá distorcer sua silhueta, dando a impressão de quilos a mais. Por outro lado, uma peça muito justa, além de deselegante, pode limitar seus movimentos. Ah, se for optar por essa combinação, substitua os sapatos de couro e cadarço mais formais por um tênis. 😉

4. Abotoando geral

A camisa abotoada, sem gravata, é uma maneira rápida de elevar seu costume a máxima potência da elegância, mas atente para o seguinte: essa opção fica melhor com costumes slim, de calças ligeiramente mais curtas. Para um toque de mestre, troque os sapatos de couro Oxford ou Derby por algo mais descontraído e casual, como mocassins, botas de camurça ou tênis branco.

Uma outra idéia é apostar em estampas como florais de tons mais escuros e mais sutis. Se for essa a sua escolha, lembre-se de manter o resto da roupa mais despojada e deixar que o destaque seja a camisa. 

5. Vá de manga curta

As vitrines estão cheeeias delas. Há quem chame de “camp collar”, eu chamo simplesmente de camisa de manga curta. A diferença entre essa e aquela tradicional, que os pais da gente usavam, é a modelagem mais relaxada, graças ao tecido que é bem maleável, normalmente seda com algum sintético. As estampas fazem dela uma ótima maneira de personalizar seu traje, nas lojas você encontrará uma variedade incrível que vai de florais, listras verticais até estamparia animal como zebras, onças e tigres. De novo, lembre-se de manter o resto da roupa mais despojado e optar por um calçado descontraído e casual, para fazer da camisa o destaque da roupa. 

6. Gola polo, por quê não?

A polo é uma ótima pedida para flexibilizar seu traje sem esforço. Com o colarinho totalmente abotoado, o visual é instantaneamente elegante e, ao mesmo tempo, casual. Uma polo de lã macia de cor neutra é um trunfo, mas você pode experimentar uma versão com texturas ou com listras coloridas, para um ar retrô e interessante. Colocá-la para dentro da calça não é necessariamente uma exigência, já que solta a polo deixa tudo mais jovial e descontraído. Para arrematar com chave de ouro, mantenha o calçado casual. Pense em mocassins, brogues ou botas Chelsea de camurça.

7. Deixe o colarinho aberto

Quem não ama abrir mão do aperto da gravata e usar o colarinho aberto? Esse é um dos casuais mais clássicos da alfaiataria, mas para deixar tudo com cara de expert, o resto da sua roupa deve estar relaxado. Por exemplo: troque os sapatos de couro por tênis branco bem minimalista (nada do famigerado “sapatênis”) e complemente com calças de perna um tantinho mais curtas. Junte a isso uma camisa branca e está aí uma excelente maneira de manter as coisas simples, limpas e bem pensadas.

Vai para um casamento de dia? Troque a camisa branca lisa por algo com listras ou pequenas estampas. Se você está saindo para um primeiro encontro ou uma entrevista de emprego menos corporativa, essa é uma boa maneira de sinalizar personalidade, de um jeito descolado e ao mesmo tempo elegante.

Imagens/Reprodução

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.