Respondemos 13 questões sobre barba

Faz tempo que a barba adquiriu status de acessório e vem se tornando cada vez mais popular na paisagem urbana. Pensando nisso, respondemos “13 questões sobre barba.” Dá uma olhada!

1. Preciso usar um pincel para fazer espuma ou posso aplicar a espuma diretamente no rosto?

O pincel é indispensável na hora de conseguir uma espuma cremosa e homogênea. Além disso, seu atrito com a pele massageia, esfolia e ouriça os pêlos que serão removidos. Pincéis de pêlos sintéticos são mais baratos, mas os de pêlos naturais são mais flexíveis. Escolha o seu e mãos a obra!

2. Há diferença entre cremes e espumas de barbear?

São produtos similares. A diferença é que espumas têm mais ar, ao passo que os cremes são vendidos em tubos. Ambos hidratam e lubrificam a pele e têm a vantagem de serem facilmente removidos da lâmina. Não esqueça de massageá-los no rosto com as mãos ou com um pincel por cerca de um minuto, para garantir melhores resultados.

3. Minha barba tem pelos brancos. Posso tingir?

Tecnicamente, você pode colori-los, mas o tom deve ficar condizente com o do seu cabelo. Isso significa que a coloração deve ser retocada regularmente, por isso, melhor evitar a idéia. Se for a praia, cuidado com a aplicação de protetor solar para não ficar com o limite entre a pele e a barba mais queimados que o rosto.

4. Quantas vezes a barba deve ser aparada?

A frequência varia em função do comprimento que se quer atingir. Barba curta devem ser aparada a cada duas semanas. Já as longas pedem visitas mais espaçadas, de três semanas a um mês. Durante os primeiros 3 dias é aconselhável ir duas ou três vezes a um barbeiro para moldar o desenho da barba, porque no começo os pelos crescem descontroladamente. É uma necessidade inicial, até que o desenho esteja adequado.

5. Qual o comprimento apropriado para as costeletas?

Depende do formato do rosto, mas em geral, terminam na metade da orelha ou no máximo na altura dos lóbulos. Não mais.

LEIA TAMBÉM: 

13 dicas para escolher a costeleta ideal.

6. Que tipo de barba é a mais usada?

Escolher a barba ideal pode adicionar peso para o seu maxilar e deixar o seu rosto mais quadrado, o formato ideal do rosto masculino. Se essa for a sua intenção, deixe os pelos abaixo do queixo crescerem, mantendo os da bochecha mais baixos.

7. Dá pra fazer sozinho a barba com navalha?

Sim, mas isso antes de se aventurar é melhor pegar umas aulinhas com o seu barbeiro.

8. Navalha ou barbeador elétrico?

O barbeador é mais rápido e utilizável em qualquer lugar. Mas se o desenho da sua barba for menos preciso e mais difícil de ser mantido, você corre o risco de acabar “mordiscando” o cabelo.

9. Quanto custa uma sessão no barbeiro?

Nas barbearias da cidade, o preço varia de R$ 15 a R$ 60 reais. Um luxo bastante acessível, né?

10. Tenho alguns pelos nas orelhas…

Assim como os pelos do nariz, o melhor é depila-los com cera ou com um aparador específico.

11. Há algum produto para estimular o crescimento dos pelos da barba?

Infelizmente, não.

12. Barba mais cheia fica legal para quem tem o rosto redondo?

Se você tem o rosto redondo, escolha uma barba curta, que possa disfarçar queixo duplo ou covinhas muito marcadas.

13. O que é inaceitável em termos de estilo?

Quase nada, o melhor é conhecer o formato do rosto e tirar vantagem daquilo que te favorece, sem embarcar em modismos… Mas aquele bigodão mexicano, que cresce em espessura, é só pra quem quer atrair atenção e comentários…

9 comentários sobre “Respondemos 13 questões sobre barba

  1. Olá, tenho 19 anos e possuo algumas falhas na barba o que devo fazer ? E gostaria de algumas dicas para deixar ela crescer durante 1 mês mais ou menos sem aparar ela, gostaria de saber sobre produtos eficazes e como lidar com a coceira que ocorre as vezes, fico grato e até mais.

    • Olá, Jairo. Bom, aos 19 anos você naturalmente tem menos pelos do que terá aos 29 anos, quanto a isso não há muito o que fazer, tampouco há produtos que possam acelerar o crescimento dos pelos, infelizmente. Deixá-la crescer é uma questão de paciência e a coceira que ocorre com o processo tb é natural… Te aconselho investir nesse tempo sem apará-la e procurar ultrapassar a fase da coceira e experimentar esse novo visual. Abs!

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.