As melhores técnicas para suavizar cabelos brancos

De uma hora para a outra, você olha no espelho e lá estão eles. Se resolveu assumir, ótimo! Mas se anda pensando em retardar um pouco esse processo sem que o mundo inteiro perceba, saiba que há vários tratamentos que podem disfarçar cabelos brancos de forma bem natural.

Mas afinal, porque surgem os cabelos brancos?

A palavra grisalho vem de “gris”, que em francês quer dizer cinza. “O cabelo branco é o resultado da perda de melanina do fio. Sua informação genética, os produtos capilares de que faz uso, o modo como você lava os cabelos, o contato com derivados de amônia e a exaustão decorrente da rotina provocam alterações na síntese da melanina do corpo, que pode culminar no surgimento precoce dos fios brancos ou no aceleramento do processo”, explica o médico Tricologista Dr. Derneval Araújo.

Leia também:

Conheça a Tricologia, ciência que trata a saúde do cabelo e a calvície

Muitos salões de beleza oferecem serviços especializados para cabelos grisalhos, com opções para todo o tipo de cliente (e bolso!). A escolha depende da quantidade de brancos, do tempo que se quer despender em um salão e do efeito final, que pode ser mais ou menos grisalho. Conversamos com a cabeleireira especialista em coloração Vera Oliveira, cabeleireira e colorista, proprietária do salão Rouge Hair, sobre as melhores técnicas para ficar livre dos cabelos brancos. Dá uma olhada!

1. Cover 5′

É um gel colorante da L’Oréal Homme, divisão masculina da marca de cosméticos francesa L’Oréal Professionnel, que engloba produtos desenvolvidos exclusivamente para o cabelo masculino. A maior vantagem do Cover 5′ é a apresentação em forma de xampu, que pode ser aplicado no lavatório do salão de beleza ou mesmo em casa, de modo prático e discreto. “A fórmula cobre 50% dos cabelos brancos em 5 minutos e camufla os grisalhos restantes. Em homens que têm entre 30% e 40% de brancos, o efeito é incrível, já que o produto não cobre o cabelo 100%, mas camufla os brancos. Nesse caso, o que dará a intensidade da cor é a frequência de aplicação. É um procedimento bem natural, discreto e rápido”, afirma Vera Oliveira.

Com quatro nuances (Castanho Escuro 3Castanho Médio 4Castanho Claro 5Loiro Escuro 6), o Cover 5′ é livre de amônia, mantém os reflexos naturais do cabelo e a integridade da fibra capilar, evitando nuances artificiais ou sobrecargas.

Duração do processo: 5 minutos
Retoque: a cada 25 dias mais ou menos e cada caixa rende entre 6 e 9 aplicações. 

Quer ver se o método é ideal para você? Dá uma olhadinha nesse vídeo que apresenta um antes e depois do Cover 5′.

E nesse aqui, do portal Men’s Market, que ensina como aplicar o Cover 5′ em casa.

2. Mechas

É uma técnica semelhante ao “reflexo” que fazem as mulheres para ficarem loiras. Consiste em separar pequenos tufos de cabelo através de uma touca, que tem microfuros. Os fios são puxados através desses microfuros com a ajuda de uma agulha bem fina e, em seguida, recebem a coloração. Dependendo do resultado desejado, puxam-se mais ou menos fios, que são cobertos com tintura da cor natural do cabelo. O resultado são leves reflexos que atenuam a impressão de branco total. É uma alternativa menos impactante e com muito mais personalidade de que a tintura 100%, para diminuir os cabelos brancos e rejuvenescer a aparência.

Duração do processo: 1 hora, em média
Retoque:
mensal

3. Coloração com pincel

Esta técnica é indicada para disfarçar os fios brancos que, em geral, começam a aparecer nas têmporas. “Com a ajuda de um pincel, o cabeleireiro aplica a coloração apenas nas regiões em que há cabelos brancos”, diz Vera.

Duração do processo: 1 hora, em média
Retoque: mensal

E a barba e o bigode? Dá para tingir?

“Dependendo da quantidade de brancos, podemos tingir com o Cover 5′, que não tem amônia e é bem menos agressivo que a tintura tradicional”, explica Vera. “Tenho realizado esse procedimento em alguns clientes e o resultado é bem natural, com a vantagem de não manchar a pele do rosto”, finaliza.

Serviço

Rouge Hair
EQN 110/111, Edifício Plaza Norte 
Brasília – DF
Fone: 61 3246-7477

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.