5 dicas para quem decidiu raspar a cabeça

Desde o início dos tempos, homens no mundo todo raspam suas cabeças por uma infinidade de razões, desde a estética até a prática religiosa. Hoje em dia, mais e mais homens estão adotando esse estilo porque além de prático e fácil de manter, é uma excelente saída para quem está enfrentando a calvície. Mas o que parece bem simples, requer alguns cuidados para não machucar o couro cabeludo e garantir proteção adequada a essa parte tão sensível. Conversamos com o diretor da Clínica Monte Parnaso, Dr. Luciano Morgado, dermatologista especializado em Estética, Laser, Tricologia e Cirurgia Dermatológica, sobre os cuidados para quem decidiu raspar a cabeça. Dá uma olhada!

1. Posso usar sabonete para lavar a “careca” ou é indicado o uso de um xampu? Como escolho o melhor xampu?

O mais adequado para lavar a pele da região sem danificar ou ressecar muito os fios é um xampu adequado para cada tipo de fio de cabelo ou couro cabeludo. Já estão disponíveis no mercado xampus com essas especificações. Couros cabeludos oleosos, secos ou sensíveis necessitam de produtos específicos para cada um, assim como cabelos quebradiços e danificados pedem xampus com substâncias hidratantes, ou até mesmo associados a máscaras reparadoras. O ideal é procurar um dermatologista para realizar uma avaliação e indicar um produto adequado para cada caso.

2. É melhor usar água quente ou fria?

Em geral, água mais fria é melhor, já que a quente resseca muito a pele e os fios, mas não há necessidade de ser gelada. Couros cabeludos oleosos têm maior tolerância com relação a uma temperatura mais quente.

Leia também:

O guia definitivo para quem decidiu raspar a cabeça em casa pela primeira vez

3. Decidi raspar a cabeça. Posso usar lâmina com espuma de barbear?

Vai raspar? O ideal é procurar um profissional cabeleireiro ou um barbeiro para realizar a raspagem. Esses profissionais possuem os aparelhos mais seguros para realizar o procedimento, já que utilizando a lâmina há o risco de causar algum ferimento no couro cabeludo.

​4. Qual o melhor modo de hidratar o couro cabeludo de quem está careca? Posso usar um hidratante comum?

Não, existem já hidratantes específicos para a pele da face e do couro cabeludo. Em geral, são menos oleosos e mais tolerados pelo público masculino.

5. Preciso utilizar protetor solar na cabeça?

Sim. Essa é uma região sensível que não deve ficar exposta ao sol sem proteção. A Dra Ana Regina Travoso indica o hidratante Capital Soleil Bruma, da Vichy, um spray hidratante com FPS 50, de rápida absorção rápida. Esse spray hidrata a pele sem deixá-la pegajosa, além de espalhar facilmente e ser resistente à água.

dicas-raspar-cabeca-3

SERVIÇO
Clínica Dermatológica Monte Parnaso
SEPS 709/909 Bl. A Centro Médico Júlio Adnet
Clínica 9 1º Subsolo Brasília-DF
Tel.: 61 3263-0833 / 0834

36 comentários sobre “5 dicas para quem decidiu raspar a cabeça

  1. raspei a cabeça e no dia seguinte peguei sol, após isso fiquei com o couro cabeludo dolorido e agora ta descascando muito, uma casca seca, já fazem 3 dias e é uma quantidade absurda e visível.

  2. Tenho 16 anos e tenho cabelo enrolado e sempre quis ser careca e ter uma careca lisinha e brilhante mais não tenho coragem não sei como eu ficaria me ajude e me responda como faço para Tomar coragem de ficar careca e como faço para raspa-la e também manter ela sempre lisinha e brilhante

    • Brother, eu to lutando pra não ficar careca, e vc querendo ficar…. poderia ter a opção de trocar, ai eu ficaria com seu cabelo e vc com o meu que ta caindo…kkkkkkkkk mas legal mano, as vezes eu queria ter essa vontade de ficar careca tbm

    • Oi Mauro. O melhor é procurar um dermatologista para identificar o problema. Procure raspar a cabeça com creme de barbear de qualidade, que tenha produtos calmantes na fórmula. Abs!

  3. Esrou de ferias no trabalho e penso em passar a maquina 0 porem a ultima vez que optei por esse corte a minha cabeça por eu ser branco reflete muita luz e nas fotos por exemplo fica brilhante. Tem algum produto para tirar o brilho da careca?

    • Olá Ronaldo. Lavar a cabeça com xampu anticaspa pode ajudar a minimizar esse brilho. Se você hidrata o couro cabeludo, fique atento a quantidade de óleo que existe na formulação dos produtos e tente fazer essa hidratação antes de dormir em vez de no decorrer do dia. A pele também produz naturalmente óleo para protegê-la de qualquer bactéria e lavar regularmente o couro cabeludo pode ajudar a reduzir o excesso dessa oleosidade natural. Carregue sempre com você lenços umedecidos e de tempos em tempos use-os para limpar o couro cabeludo durante o dia. Outra opção para diminuir o brilho é o uso da maquiagem. O pó compacto absorve o óleo da pele e controla a oleosidade excessiva na região, evitando o brilho e deixando o aspecto natural, sem parecer maquiado. Abs!

  4. Olá, bom dia. Optei por ser careca, raspo a cabeça com lâmina duas vezes por semana. Gostaria de saber se há algo a se fazer para ficar para sempre liso, ou seja, algo que não mais crescesse o cabelo. Obrigado.

  5. Cansei de fazer tratamento para calvicie, meu pai e careca, meus avos carecas entao entendi q o meu problema e genetico. Nunca tive coragem de gastar dinheiro para fazer implante, entao decidi assumir a careca e passo sempre maquina zero ou um e me sinto melhor assumindo a minha careca.

      • Bronzear ou não depende apenas da sua vontade e do seu estilo. Mas se resolver pegar sol, atente para os horários normais de proteção, antes das 10h e depois das 16h. O hidratante Capital Soleil Bruma, da Vichy, é um spray hidratante com FPS 50, de rápida absorção rápida. Esse spray hidrata a pele sem deixá-la pegajosa, além de espalhar facilmente e ser resistente à água. Abs!

  6. Boa noite. Tenho 32 anos. Há 1 ano decidi assumir a calvície. Desde então passo a máquina 0. Por ser alto talvez, muitos c este corte não percebem a calvície no centro da cabeça e perguntam “porq raspei”? Então procuro deixar sempre assim cortando em média 3x p/ semana, já q quando o cabelo começa crescer fica mais evidente a calvície. Diante disso pensei em começar a raspar c lâmina, mas em casa, já q pretendo manter sempre assim e numa barbearia o gasto semanal seria enorme. Poderia me dar dicas de como fazer isso? Já uso shampoo e condicionador próprios p couro cabeludo oleoso. Uso protetor solar ( sou branco ). Desde já obrigado.

    • O mais adequado para lavar a pele da região sem danificar ou ressecar muito os fios é um xampu adequado para cada tipo de fio de cabelo ou couro cabeludo. Já estão disponíveis no mercado xampus com essas especificações. Couros cabeludos oleosos, secos ou sensíveis necessitam de produtos específicos para cada um, assim como cabelos quebradiços e danificados pedem xampus com substâncias hidratantes, ou até mesmo associados a máscaras reparadoras. O ideal é procurar um dermatologista para realizar uma avaliação e indicar um produto adequado para cada caso.

    • Oi Antônio. Será que vai ser mesmo necessário? Se for o caso, use um bom creme de barbear a base de aloe vera ou uma outra substância calmante e hidrate a pele do couro cabeludo. Seria bacana tb ir a um dermatologista para que ele possa lhe indicar produtos específicos para a sua pele. Abs!

    • Infelizmente não, o fio de cabelo e gerado em um bulbo capilar, quem esta sofrendo um processo de alopecia que é a perca do cabelo ou diminuição da espessura do fio, deve procurar imediatamente um dermatologista, ele vai solicitar exames e definir a principal causa da queda, e assim estipular qual melhor método de tratamento. existe a sensação de aumento da quantidade de fios quando se raspa, más não passa disso.

  7. Boa tarde, apos raspar a cabeça apareceram caroços na cabeça, nao sei se foi uma reacao alergica ou pelos que encravaram. como faço pra resolver isso?

  8. Bom dia,eu gostaria de saber se ja existe algum tipo de produto que apois raspar acabeça passe pra nao parecer que sou careca

    • Existe (de certa forma)! Médicos tricologistas fazem a “micropigmentação permanente” que é a aplicação de tinta especial e permanente “fio-a-fio” no couro cabeludo, após a aplicação todos pensarão que você raspou a cabeça por “macheza”. Não é bem um produto, mas é uma técnica bem em conta.

      • verdade Poison, contudo observo que, a técnica “mais em conta” deve ser evitada, tendo em vista a tintura a ser utilizada diferente daquela que tatuadores normalmente utilizam tem uma composição diferente que evita o azulamento da tinta, com isso profissionais altamente experientes e conceituados podem cobrar de R$ 5.000,00 a R$ 15.000,00 reais dependendo da área a ser preenchida, em geral após a cicatrização deve haver retorno para correção, e correções a cada 10 anos. abraço

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.