6 dicas para quem decidiu raspar a cabeça

Desde o início dos tempos, homens no mundo todo raspam suas cabeças por uma infinidade de razões, desde a estética até a prática religiosa. Hoje em dia, mais e mais homens estão adotando esse estilo porque além de prático e fácil de manter, é uma excelente saída para quem está enfrentando a calvície. Mas o que parece bem simples, requer alguns cuidados para não machucar o couro cabeludo e garantir proteção adequada a essa parte tão sensível. Conversamos com o diretor da Clínica Monte Parnaso, Dr. Luciano Morgado, dermatologista especializado em Estética, Laser, Tricologia e Cirurgia Dermatológica, sobre os cuidados para quem decidiu raspar a cabeça. Dá uma olhada!

1. Posso usar sabonete para lavar a “careca” ou é indicado o uso de um xampu?

O mais adequado para lavar a pele da região sem danificar ou ressecar muito os fios é um xampu adequado para cada tipo de fio de cabelo ou couro cabeludo. Já estão disponíveis no mercado xampus com essas especificações. Couros cabeludos oleosos, secos ou sensíveis necessitam de produtos específicos para cada um, assim como cabelos quebradiços e danificados pedem xampus com substâncias hidratantes, ou até mesmo associados a máscaras reparadoras.

2. Como escolho o melhor xampu?

O ideal é procurar um dermatologista para realizar uma avaliação e indicar um produto adequado para o seu caso.

3. É melhor usar água quente ou fria?

Em geral, água mais fria é melhor, já que a quente resseca muito a pele e os fios, mas não há necessidade de ser gelada. Couros cabeludos oleosos têm maior tolerância com relação a uma temperatura mais quente.

Leia também:

O guia definitivo para quem decidiu raspar a cabeça em casa pela primeira vez

4. Decidi raspar a cabeça. Posso usar lâmina com espuma de barbear?

Vai raspar? O ideal é procurar um profissional cabeleireiro ou um barbeiro para realizar a raspagem. Esses profissionais possuem os aparelhos mais seguros para realizar o procedimento, já que utilizando a lâmina há o risco de causar algum ferimento no couro cabeludo.

​5. Qual o melhor modo de hidratar o couro cabeludo de quem está careca? Posso usar um hidratante comum?

Não, existem já hidratantes específicos para a pele da face e do couro cabeludo. Em geral, são menos oleosos e mais tolerados pelo público masculino.

6. Preciso utilizar protetor solar na cabeça?

Sim. Essa é uma região sensível que não deve ficar exposta ao sol sem proteção. A Dra Ana Regina Travoso indica o hidratante Capital Soleil Bruma, da Vichy, um hidratante com toque seco e FPS 50, de rápida absorção. Esse produto hidrata a pele sem deixá-la pegajosa, além de espalhar facilmente e ser resistente à água.

SERVIÇO
Clínica Dermatológica Monte Parnaso
SEPS 709/909 Bl. A Centro Médico Júlio Adnet
Clínica 9 1º Subsolo Brasília-DF
Tel.: 61 3263-0833 / 0834

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.