O guia definitivo para raspar a cabeça em casa pela primeira vez

A calvície é, sem dúvida, umas das condições que mais afeta o universo masculino. Pesquisas apontam que sete entre dez homens enfrentarão a perda de cabelo em algum momento da vida e, embora haja inúmeros tratamentos e a possibilidade de prevenir e de reverter a calvície (dependendo do grau), o melhor na hora em que o cerco aperta é assumir o rareamento dos fios. Muita gente como os atores Bruce Willis, Vin Diesel, Jason Statham, além de atletas e jogadores, assumiram a queda dos cabelos e rasparam a cabeça de vez, em lugar de ficar lutando contra o inevitável. Essas dicas são para que você, que está se preparando para raspar a cabeça pela primeira vez, tire o máximo proveito desse salto evolutivo.

Evite raspar a cabeça depois da exposição prolongada ao sol

Mesmo os cabelos curtos bloqueiam a luz solar, o que significa que a pele embaixo deles provavelmente estará mais clara. Raspar depois de pegar aquele bronze pode aumentar o contraste entre o rosto e o couro cabeludo, o que visualmente não será muito agradável. Se a exposição ao sol for inevitável, procure proteger o couro cabeludo com o uso de bonés e de produtos para cabelo que contenham proteção UV na fórmula.

Espelho e boa iluminação são fundamentais

Certifique-se de que você está trabalhando com boa iluminação e espelhos que possam te dar uma visão de todos os lados da cabeça. Para isso, utilize também um espelho de mão. 

Antes de começar, diminua ao máximo o comprimento dos fios

Tomou a grande decisão de raspar a cabeça? Primeiro, diminua o comprimento dos fios com um pente de máquina tamanho um ou zero mesmo. Parece meio óbvia essa dica, mas não custa nada lembrar. Se resolveu fazer isso sozinho, sem problemas. Há excelentes opções de máquinas de cortar cabelo relativamente baratas e muito fáceis de serem manuseadas. As da marca Wahl são as mais utilizadas pelos cabeleireiros, mas a Phillips também tem bons produtos. Dá uma olhada nesses modelos aqui, à venda nas Lojas Americanas. Clique nas imagens para acessar.

                 

Raspe depois do banho

O melhor momento para raspar a cabeça é depois do banho, quando os pelos estão mais amolecidos e exigem menos pressão da lâmina, diminuindo a chance de que você se corte.

Utilize um bom gel de barbear

Um bom produto para barbear faz com que a lâmina deslize melhor. Fórmulas gel são ideais, por serem transparentes e darem a idéia exata de como está ficando o trabalho. Vamos a duas sugestões:

O creme de barbear Vito The Shave Cream, da Men’s Market, promete um bom deslizar da lâmina, hidratação e ações anti-inflamatória, antisséptica e cicatrizante.

 

Já o Gel H²O da Macho-Lândia é translúcido, não gruda na lâmina e tem fórmula com ingredientes naturais, que prometem ação hidratante, regeneradora, antioxidante, anti-inflamatória, antisséptica, antienvelhecimento e revitalizadora, além de prevenir a irritação e suavizar a pele.

 

Escolha uma lâmina de qualidade

Se sua escolha for o barbeador comum, utilize um novo. O couro cabeludo é uma área sensível e lâminas gastas podem machucá-lo, além de não cortarem com eficiência. Barbeadores com cabeça móvel são os mais indicados, já que garantem um contato prolongado com a superfície da pele, resultando em um barbear mais rente. Prefira os modelos com mais de duas lâminas, que cortam os pelos sem necessidade de passar pela mesma área várias vezes. Por outro lado, esses barbeadores utilizam o método mais abrasivo, que pode causar irritação no couro cabeludo. Tenha paciência e vá devagar.

Leia também:

5 acessórios imprescindíveis para fazer a barba

Raspe no sentido do crescimento dos pelos

Um princípio básico que muitas pessoas esquecem: deslize a lâmina SEMPRE na direção em que o cabelo cresce e não contra ele, mesmo que isso às vezes pareça mais eficiente e satisfatório. Comece a raspar por áreas pequenas, como as laterais acima das orelhas e a nuca, e depois vá expandindo para o topo da cabeça.

Ardeu? Interrompa o processo

Deslizou a lâmina e sentiu ardência? Pare. A queimadura no couro cabeludo pode ser dolorosa e te incomodar durante dias. Trate-a e esqueça a navalha até que a irritação desapareça.

Depois de tudo, você precisará fazer algumas mudanças na sua rotina

Proteja o couro cabeludo

Adquira o hábito de aplicar protetor solar no couro cabeludo, orelhas, pescoço e rosto toda manhã. O Capital Soleil Bruma, da Vichy, um spray hidratante com FPS 50 e de rápida absorção, é uma ótima opção. Além de resistente a água, hidrata a pele sem deixá-la pegajosa.

Mas o melhor mesmo é procurar um dermatologista, que poderá indicar um produto específico para as características do SEU couro cabeludo.

Não abra mão do xampu e do condicionador

Por incrível que pareça, mesmo sem cabelos, o uso do xampu e do condicionador continuará sendo imprescindível. Esses produtos são especificamente formulados para serem mais hidratantes para seu couro cabeludo do que o sabonete, que pode ressecar essa área. Lave a cabeça com xampu e condicione pelo menos duas ou três vezes por semana.

Hidrate o couro cabeludo

Aplicar um bom hidratante é fundamental para cuidar bem do couro cabeludo. É possível encontrar protetores solares com a função de proteger e hidratar, mas o melhor é, de novo, recorrer a um dermatologista para obter a indicação do melhor produto para o seu tipo de pele. Aproveite para pedir também uma indicação de produto específico para hidratação durante o tempo seco e frio, que merecerá uma maior atenção e cuidado para com o seu couro cabeludo.

Raspou? Não se esconda!

Já que tomou a decisão de raspar a cabeça, aproprie-se desse novo visual. Não se esconda sob bonés nem chapéus, e procure tirar o máximo proveito do seu novo “eu”. Uma armação bacana (mesmo que você não precise usar óculos de grau), assim como barba e bigode podem te ajudar e muito na tarefa de criar essa nova persona. Escolher o tipo adequado para o seu formato de rosto faz toda a diferença e a gente pode te ajudar nisso. Peça agora a sua Análise de Formato de Rosto e saiba as armações mais indicadas para você.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.