7 dicas essenciais para quem está ficando careca

Apesar dos inúmeros tratamentos e da possibilidade de prevenir e reverter a calvície (dependendo do grau), há quem realmente esteja caminhando para a perda dos cabelos e queira encarar de frente o problema. Se esse é o seu caso, não há o que temer. Elaboramos 7 dicas essenciais para quem está ficando careca. Dá uma olhada.

1. Não disfarce, raspe!

7-dicas-essenciais-careca-7
Bruce Willis, um careca de muito estilo

Na hora em que o cabelo começa a cair e o cerco aperta, o melhor é assumir, inclusive para não ficar como aquele amigo do seu avô, que puxava os cabelos da lateral da cabeça na esperança (e confiança!) de que assim conseguiria disfarçar a careca. Fica pior a emenda do que o soneto… Bruce Willis, Andre Agassi e Jason Statham são exemplos de que é possível ficar careca com muito estilo.

 2. Diminua o comprimento dos fios

7-dicas-essenciais-careca-2
Jason Statham

Quanto maiores os fios, maior o contraste entre as áreas com mais cabelos e aquelas com menos. Deixar o cabelo e a barba (quase ou) no mesmo comprimento é um jeito prático e charmoso de ficar careca com muito estilo. O comprimento ideal do cabelo é de 1 cm a 1,5 cm, o que na máquina equivale ao pente 2 ou 3, no máximo. Os atores Bruce Willis e Jason Statham utilizam esse recurso.

3. Invista na barba

7-dicas-essenciais-careca-3

A barba se tornou uma espécie de acessório e pode ser uma grande aliada na hora de criar uma assinatura de estilo. Valem bigode, barba por fazer ou cheia, tudo depende da sua personalidade e do lugar em que você trabalha. A chamada “barba de três dias” tem uma boa entrada em ambientes corporativos e é bem fácil de manter em casa. Mas lembre-se: qualquer que seja a sua escolha de barba, mantenha sempre o pescoço livre de pelos na linha da mandíbula. Quando for aparar com a máquina, escolha o pente 1 ou 2 e se for desenhá-la, procure um barbeiro e só depois passe a manter o formato em casa. Assim, você evita barbas tortas e bigodes assimétricos.

LEIA TAMBÉM:

Como combinar a barba com o formato do seu rosto 

Respondemos 13 questões sobre barba

4. Chame atenção para os olhos

7-dicas-essenciais-careca-4

Adotar armações de óculos um pouco mais imponentes, de acetato, e com algum detalhe ajuda a estabelecer um limite entre o rosto e a careca. E sabe o que mais? Mesmo que você não necessite deles para enxergar melhor, óculos podem se transformar em uma super assinatura de estilo.

LEIA TAMBÉM:

Como escolher o óculos para seu formato de rosto

Transformando sua armação em assinatura de estilo

5. Quando as “entradas” é que são o problema

7-dicas-essenciais-careca-1

“Entradas” podem ser disfarçadas com um bom corte de cabelo. De modo geral, encurtar o centro da franja o máximo possível ajuda a minimizar o contraste entre a parte careca e aquela com mais fios, fazendo com que as entradas pareçam menores. Mas tudo depende do tipo de cabelo, do formato da cabeça de cada um. O ideal é consultar um cabeleireiro ou visagista. Um bom profissional saberá indicar o melhor para o seu caso.

6. Como anda a saúde do seu couro cabeludo?

calvicie1

Se você está ficando careca, além da hereditariedade, há também uma estreita relação com a saúde do couro cabeludo. A Tricologia é a área da estética especializada na saúde dos fios e é sempre bom consultar-se com um tricólogo para saber o que é melhor para você. Independentemente de estar careca, não dá para descuidar da higiene e do controle da oleosidade. Nada de lavar a careca com o sabonete que você usa no corpo. São peles diferentes que requerem tratamento distinto, o que pede o uso de um bom xampu.

7. Use SEMPRE um bom protetor solar

Se você já está careca, protetor solar é imprescindível até no inverno, já que a pele do couro cabeludo é mais sensível e fica muito exposta aos raios solares. O uso do protetor solar evita não apenas queimaduras e o ardor do sol de verão, mas também evita manchas e previne o câncer de pele. Se esquecer do protetor, tenha um chapéu por perto.

19 comentários sobre “7 dicas essenciais para quem está ficando careca

  1. Bom dia, tenho 17 anos e estou com algumas pequenas entradas no cabelo, no lado esquerdo é praticamente nulo e no lado direito está um pouco maior, queria saber se posso tomar sol? Eu adoro tomar sol e queria saber se tomar bastante sol agrava as entradas / calvicie.

    • Oi Lucas! Há especialistas que defendem que o sol, quando em excesso, altera a cor dos cabelos, os desidrata e pode provocar graves alterações do couro cabeludo. O ideal é que você procure um dermatologista que possa analisar o seu caso e indicar formas de preservar o couro cabeludo. Abs!

  2. Uso muito capacete sou motoboy e Vi que estou ficando careca tenho 30 anos.. Sou gordinho tenho muita barba mas raspo por causa do emprego exige. Oque eu faço…???

    • Oi Dalvan. Capacete e boné são inimigos da saúde do cabelo. Procure um dermatologista especializado em couro cabeludo o mais rápido que puder, para que o processo possa ser avaliado e, caso possível, revertido. Abs!

  3. Pessoal,

    Eu tenho 35 anos e sempre sofri com minh queda de cabelo. Sempre tentei esconder usando boné ou tentando pentear para disfarçar (isso sempre me deixou muito neurótico).

    Trabalho em uma grande empresa, e um dia fui convidado para assumir uma área em outro estado. Usei esse oportunidade para também mudar completamente de estilo, optei por raspar o cabelo zero. Sinceramente minha vida mudou.

    Hoje depois de quase 7 anos com cabelo zero, me sinto muito melhor. Acho que ficou em um estilo legal. Não é fácil, mas com certeza você vai se adaptar e no final do dia ficará bem com você mesmo (que é o que importa).

    Abraços e coragem.

  4. Tenho entradas desde a adolescencia , testa grande e tal …sou refém do boné desde essa época, minha calvicie atualmente é bem parecida com a dos atores Jude Law e Jason Satham , as entradas vão até o meio do topo da cabeça mas ainda tenho um “tufinho” de cabelo no centro, não tenho barba pra compor o visual, nesse caso é melhor partir pra maquina zero mesmo ?

      • Denis, vou ter de discordar de você. As pessoas podem ser do jeito que quiserem, não vamos dar corda para a Gordofobia. Cada um faz o melhor que pode e estar fora desse padrão imposto pela sociedade, de homens marombados, não é crime. Conheço muitos carecas e que seriam considerados gordos por muita gente, mas que dão um show de autoestima, charme, estilo e alegria. É uma questão de saber o que melhor nos favorece, e explorar do melhor modo nosso peso, altura ou aparência. Abs!

  5. Bom dia Marcia Rocha,
    Primeiramente obrigado por fazer esse artigo. Tenho 28 anos e estou ficando careca. Já cortei meu cabelo em diversos cabeleireiros, porém nenhum acertou no corte. Queria pedir encarecidamente sua ajuda. Seria possível vc me dar uma dica de como cortar o meu cabelo? Obrigado.

  6. Bom dia, estou ficando careca e já estou sendo motivo de piada entre amigos e familiares, estou apavorado, estão sumindo os fios na frente e no coco da cabeça, o que eu devo fazer?

  7. Olha moça, estou desesperado, tenho 20 anos e estou ficando calvo minha auto estima está lá embaixo, eu penso em raspar mas tenho medo de não ficar bom

  8. Muito boas dicas. Faz uns anos que assumi minha calvice e comecei a passar a maquina 4 na parte de cima, e a maquina 2 na lateral. Mais acredito que agora chegou a hora de fazer igual Jason e rascar tudo em 2.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.