Saiba a diferença entre terno e costume

Quando o assunto é estilo masculino, existem termos utilizados para dar nome às peças que geram (muitas vezes) certa confusão. Na alfaiataria, por exemplo, o terno e o costume ainda causam dúvidas quanto ao seu significado correto. E com a volta do clássico e da elegância na pauta das grandes coleções nacionais e internacionais, é bom que você esteja familiarizado com os termos corretos e saiba, principalmente, em que momentos usá-los. Vamos entender a diferença entre “terno” e “costume”.

1. Terno

A palavra terno significa um conjunto de três coisas. Tudo bem que no dia-dia a gente acaba chamando assim o conjunto de calça e paletó, mas está incorreto. Na alfaiataria, o conjunto de paletó + calça + colete, que perfaz três peças, é chamado de Terno! Pensando assim, fica fácil não cometer mais o erro, certo?

2. Costume

Já a dupla paletó + calça é chamada de Costume. Lembre-se que este conjunto deve obrigatoriamente ser confeccionado do mesmo tecido e, se for o caso,  ter a mesma padronagem.

LEIA TAMBÉM:  Paletó, Paletó esporte ou Blazer? Saiba a diferença

Seja qual for a sua escolha, há uma regrinha básica que vem sendo esquecida e que a gente faz questão de lembrar aqui.  Se o abotoamento do seu paletó é simples, ou seja, a peça tem uma fileira única de botões, seja lá qual for a quantidade (2, 3 ou 4), o último botão de cima para baixo deve sempre, sempre permanecer desabotoado. No caso de uma peça de um botão, deixe-o sempre fechado. Saiba que os paletós já são confeccionados contando que você vá obedecer a esta regrinha, que faz sentido. A menos que você conserve aquela “barriguinha de chopp”, seus quadris são mais largos que a cintura, certo? Deixando o último botão desaboatoado você terá muito mais liberdade de movimento. Mas, lembre-se: ao sentar-se, desabotoe todos os botões e ao levantar-se jamais esqueça de abotoá-los outra vez.

 

5 comentários sobre “Saiba a diferença entre terno e costume

  1. Em um casamento no religioso restrito à Família, a noiva não usará longo. O que seria mais adequado para o noivo , costume ou terno?

    • Depende da identidade de estilo do noivo. Pode-se usar um terno com tênis, por exemplo, o que flexibiliza bastante o traje, ou mesmo uma camisa com gravata borboleta e suspensórios, deixando de lado o paletó. Depende tb do horário, do local, mas principalmente da personalidade de quem está casando. Abs!

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.