Saiba como modernizar sua roupa de trabalho

Você deve ter notado que os códigos de vestimenta profissionais vêm, há alguns anos, se tornando cada vez menos rígidos. Para muitos homens, o terno ou costume transformou-se naquela roupa de ocasião especial, reservada à casamentos e formaturas. Até o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro divulgou um comunicado abolindo o uso de paletó e gravata até março, época em que o calor começa a diminuir. De todo modo, flexibilizar a roupa de trabalho e aderir ao que a gente vem chamando de business casual requer alguns cuidados, para que você não escolha um visual básico demais e pareça pouco profissional.

Como surgiu?

O business casual nasceu no Vale do Silício, nos anos 1980, em escritórios de pequenas empresas autônomas que priorizavam os resultados (em vez dos processos) de funcionários jovens, de cabelos longos, e que passavam períodos absurdos de tempo colados às telas dos computadores. Afrouxar os códigos de vestimenta foi a maneira americana de incluir esses jovens que, pouco a pouco, conquistaram seu espaço e começaram a tornar-se milionários.

Mas o que é o Business Casual?

A primeira coisa a ressaltar é que o business casual é bem diferente daquela roupa que vai bem numa ida ao cinema. É uma combinação pensada para o trabalho e pode variar de paletós com ou sem gravata a produções mais simples de camisas sociais e calças chino.

Na verdade, não existe uma definição universal do que seria a roupa casual para o trabalho. Alguns defendem a exclusão da gravata, outros sua permanência. O jeans, assim como o tênis branco de cano baixo, também pode entrar na lista de peças, mas há empresas que proíbem explicitamente o denim em seu código comercial. Tudo vai depender do grau de formalidade do seu ambiente de trabalho. Na minha concepção, a fórmula é usar a criatividade para aprimorar a sua marca pessoal, ao mesmo tempo em que demonstra respeito pela sua posição, pelas outras pessoas e por você mesmo.

Vamos explorar algumas dicas para ajudá-lo a alcançar o visual certo.

De olho no ajuste

Eis a dica mais importante deste guia: “caimento é tudo”. O ajuste das suas roupas diz muito sobre a sua imagem. Alguns homens usam peças folgadas demais, enquanto outros insistem em modelagens “skinny”, que além de muito justas, limitam os movimentos no dia-dia. A regra de ouro em qualquer que seja o traje é escolher o tamanho correto. Roupas mal ajustadas são capazes de arruinar qualquer estilo, não importa quão caro tenham custado, enquanto aquelas ajustadas corretamente garantem meio caminho andado para uma aparência elegante.

Leia também:

Como escolher o tamanho correto das suas roupas 

Peças-chave

Construindo cuidadosamente a sua seleção de itens essenciais, você poderá alcançar níveis máximos de versatilidade com o mínimo de esforço. Para chegar a um bom resultado, pense que uma roupa de trabalho casual e ao mesmo tempo elegante funciona como um equalizador de som: variáveis em níveis mais altos devem ser equilibradas com outras mais baixas, para que haja harmonia. Por exemplo, se você estiver vestindo um blazer, uma camisa e um brogue, calças de alfaiataria podem deixar a produção formal demais. Já numa combinação de jaqueta Bomber, camiseta e tênis brancos (se for o caso), a calça de alfaiataria pode evitar que você pareça muito casual. Trocar a camisa por uma camiseta ou os sapatos por tênis brancos também pode ajustar os níveis de formalidade.

Blazer

O nível mais básico do business casual pode ser usar o seu costume (conjunto de paletó e calça do mesmo tecido, como você viu aqui) com camisa social sem gravata, mas há opções muito mais interessantes do que isso.

Vale lembrar que blazer é aquele paletó vendido como peça única, sem a calça, e confeccionado a partir de materiais flexíveis como lã, malhas mais pesadas, sarja. É decididamente menos formal do que o costume, mas é alinhado o suficiente para atender os códigos de vestimenta profissional. Escolha um tipo menos estruturado e mais relaxado, isto é, com pouca ou nenhuma ombreira. Quanto menos estruturado for, mais casual parecerá. Um comprimento um pouco menor também confere à peça um ar mais casual, para não dizer contemporâneo. Marcas como Aramis, VR, Vila Romana, Crawford e Harry’s têm boas opções, mas você pode encontrar ótimas pedidas também na Zara.

Outro fator chave é a textura. Escolha tecidos como tweed, que se diferenciam da lã lisa e formal de que geralmente são feitos os costumes. Você pode até considerar peças de malha, que são praticamente cardigans e, portanto, mais casuais.

Paletó esporte

O paletó esporte ou esportivo também é vendido como uma peça única, sem uma calça do mesmo tecido, e tem as mesmas dimensões de um paletó. Pode ter bolsos com abas, é geralmente confeccionado de tweed ou veludo, mas pode ser encontrado nos mais diversos tecidos.

Malhas mais pesadas, moletom e lãs mais leves também são bem comuns tanto nos blazers quanto nos paletós esportivos.

Leia também:

3 diferenças entre paletó, paletó esporte e blazer

Camisa social (Oxford)

A camisa social é uma grande vedete do business casual. Cores sólidas são mais fáceis de combinar, então, comece com branco, azul e rosa claros e, num segundo momento, invista em padrões como listras, xadrez e quadriculados.

A dica para comprar a camisa certa para o business casual é prestar atenção no colarinho. Para não ficar muito relaxado, ele deve ser firme o suficiente para manter-se de pé mesmo sem uma gravata.

Calças chino e de alfaiataria

Com a diminuição da importância do costume, as calças ganham lugar de destaque. A chino, essa peça de algodão clássica do guarda-roupa masculino, é uma escolha certeira para o business casual. Você a encontrará em quase 100% das lojas de roupas para homens, em versões de todo tipo e para todo gosto. Olha ela aí:

Cores clássicas como azul marinho e caramelo são escolhas a prova de erro, mas encare o desafio de investir em outros tons, aproveitando as sugestões do que anda nas vitrines. Quando o assunto for ajuste, opte por uma modelagem mais slim, mas cuidado para que não fique muito justa e deselegante.

Calças de alfaiataria, aquelas que se parecem com a que veio com o seu costume, são sempre uma ótima escolha para evitar que você pareça muito casual. Evite materiais que sejam muito finos ou brilhantes e prefira algo mais robusto, com mais textura e que se diferencie daquela que faz parte do costume.

E a calça jeans?

Bom, dependendo da formalidade do seu local de trabalho, pode ser uma opção. Procure por algo mais formal no espectro do Denim: lavagem média a escura e absolutamente sem rasgos ou aqueles desgastes localizados (normalmente na coxa ou joelho). Novamente, evite peças justas demais e dispense, nesse caso, calças de moletom ou tipo cargo.

Jaquetas

Jaquetas são uma ótima alternativa aos paletós desestruturados e blazers. Os modelos tipo bomber podem criar uma interpretação mais moderna e casual da sua roupa de trabalho. A dica aqui é dispensar estampas, optar por cores escuras como azul marinho e preto, e por tecidos menos utilitários que o náilon, como lã, algodão, linho ou camurça.

Como você já sabe, dependendo do grau de formalidade do seu ambiente de trabalho, a jaqueta jeans também pode funcionar, especialmente se for uma versão de lavagem escura.

Dica: Para equilibrar a casualidade da jaqueta jeans ou bomber, combine com calças chino ou de alfaiataria e uma camisa de botão em vez de uma camiseta.

Gravatas

Mesmo que não tenha de usar gravata no dia-dia, (ainda acho que deveria, pelo menos de vez em quando), você pode considerar opções bem menos formais e cheias de estilo, como os modelos de tricô. Que tal?

Camisa Polo

A polo é uma ótima pedida para aderir ao business casual sem esforço. As de manga comprida são ideais, e você pode encontrá-las no clássico piqué, em variantes de malha de algodão e até em lãs bem leves. Com o colarinho totalmente abotoado, fica ainda mais elegante.

 

Suéteres

Quando as temperaturas começam a cair, trabalhar camadas de roupas pode ser uma ótima maneira de dar aquele upgrade no seu estilo, e conseguir um visual mais refinado. Pulôveres de gola V são bastante versáteis, assim como os cardigans. Eles podem substituir o blazer ou serem usados por baixo dele.

Para ter mais opções de combinações, escolha peças de cores silenciadas como azul marinho e cinza, e não esqueça de deixar pelo menos um dos botões inferiores desabotoado.

Sapatos

Quando o assunto é calçado, invista nos clássicos. Oxfords, Derbies, Loafers, Brogues e Monk Straps ficarão perfeitos no escritório. Botas Chelsea são também uma ótima alternativa.

Textura faz toda a diferença e na escala de formalidade, a camurça é mais casual que o couro. Geralmente, quanto mais brilhante e encerado for o sapato, mais formal ele é. Isso vale também para detalhes como aquelas perfurações conhecidas como Brogue. Quanto mais detalhes tem o calçado, menos formal se torna. O formato do bico também é de vital importância: quanto mais afunilado, mais formal. Um sapato de bico redondo, como um Derby, pode ser muito casual. Aposte em um modelo intermediário.

Finalmente, considere a cor. Marrom é mais casual do que preto e marrons claro são ainda mais casuais. Por isso, devem ser descartados na hora de complementar calças mais escuras.

Dicas finais

  • Não deixe de investir na sua imagem. Isso faz um bem enorme não só à sua carreira, mas à vida de modo geral.
  • Um paletó bem ajustado torneia seu tórax.
  • Não carregue carteira e celular nos bolsos das calças. Além de deselegante, isso prejudica o tecido fazendo com que ele perca a forma. Diminua o volume da carteira e carregue-a, junto com o celular, no bolso do paletó.
  • Calças bem ajustadas afinam a silhueta. Isso vale para todas as constituições físicas.
  • Mantenha seu laptop e documentos em uma pasta ou mochila
  • Cuide dos sapatos, mantendo-os sempre limpos e engraxados.
  • Fuja de sapatos de bico quadrado, que além de datados, achatam a silhueta.
  • Não descuide dos complementos, como cintos, pastas, relógios e acessórios em geral.
  • E o mais importante: vista quem você é, do modo como está hoje. Não espere perder peso, o emprego tão sonhado, o ano terminar. Comece hoje mesmo, você é seu maior patrimônio. E se precisar de ajuda no processo, conte comigo. A consultoria de imagem pode resolver todas essas questões facilmente. Clique aqui para saber como funciona.

1 comentário sobre “Saiba como modernizar sua roupa de trabalho

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.